A Petrobras (PETR4) vai aumentar em 19% o preço de venda do gás natural para as distribuidoras, informou em comunicado nesta sexta-feira (29). Os novos valores, com reajuste, passam a valer a partir deste domingo (1º).
O gás natural da Petrobras é utilizado em residências com gás encanado, além de ser o mesmo do GNV, usado para abastecer carros. Além disso, é um insumo importante para várias indústrias. Entretanto, a alta não tem relação com os preços do gás de botijão, que usa como referência o valor do GLP.
A alta de 19% chegará para os consumidores finais com variações. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, a Naturgy informou que a alta do gás residencial será de cerca de 7%.
De acordo com a Petrobras, o reajuste do valor é referente ao trimestre entre fevereiro e abril, e ocorre com base nas fórmulas acordadas que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
Os preços atualizados no domingo devem valem até 31 de julho, conforme condições previamente negociadas.
“A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência. Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP”, afirmou a estatal.
Aumento dos insumos da Petrobras
Os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) apontam que os preços do GNV veicular já estavam em forte alta este ano, uma vez que outros tipos de combustíveis, como gasolina e diesel, já sofreram grandes reajustes.
Os preços médios mensais da ANP mostram que o custo do GNV nos postos do país subiram 9,74%. A gasolina teve alta de 8,62% e o diesel, de 23,47%.
O gás de botijão, que não é atrelado com o gás natural, teve crescimento de 10,94% desde dezembro. O preço também foram reajustados este ano pela Petrobras.
A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.