Petrobras (PETR4) anuncia acordo com a Arcelor Mittal visando negócios em baixo carbono

A Petrobras (PETR4) informou, na noite desta segunda-feira (26), que assinou um memorando de entendimentos com Arcelor Mittal Brasil, tendo como objetivo estudar potenciais negócios na economia de baixo carbono.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

Segundo a petroleira, o acordo visa modelos de negócio que sejam mutuamente benéficos, e as empresas buscarão identificar oportunidades comerciais e parcerias no Brasil que estejam alinhadas às estratégias de diversificação e descarbonização.

“A parceria envolve a avaliação de potenciais modelos de negócio para combustíveis de baixo carbono, hidrogênio e seus produtos, produção de energias renováveis e CCS (captura, transporte e armazenamento de CO2 (dióxido de carbono)”, informou a Petrobras acerca do memorando de entendimentos com a Arcelor Mittal.

Petrobras (PETR4) aciona ‘tag along’ para venda de fatia na UEG Araucária, diz Copel (CPLE6)

A Copel Geração e Transmissão (Copel GeT), subsidiária integral da Copel (CPLE6), informou nesta segunda-feira (26) que a Petrobras (PETR4) efetivou o exercício do direito de ‘tag along‘ no processo de desinvestimento da usina elétrica a gás (UEG) Araucária.

A elétrica havia anunciado em dezembro do ano passado um acordo com a Âmbar Energia para vender sua participação e a da Copel GeT, um total de 81,2% no ativo, por R$ 290,7 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

No total, a Petrobras vai receber uma quantia de R$ 67,3 milhões pela sua participação de 18,8% na usina. Com isso, a Âmbar ficará com a totalidade das ações do ativo localizado em Araucária (PR) e que tem capacidade instalada de 484,15 megawatts (MW).

“O desinvestimento desse ativo faz parte do processo de descarbonização da matriz de geração, fortalecendo os pilares para a perenidade e o crescimento sustentável dos negócios, além de estar aderente ao Planejamento Estratégico Empresarial da Copel – Visão 2030″, disse a Copel.

Ainda de acordo com a elétrica, a operação que envolve a Petrobras está sujeita ao implemento de condições precedentes comuns nesse tipo de negócio, tais como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O fechamento da operação é estimado para ocorrer antes de 31 de março de 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno