Nesta noite desta terça-feira (18), a Petrobras (PETR4) assinou um protocolo de intenções com o Governo do estado do Rio de Janeiro visando a realização de estudos conjuntos para a avaliação da viabilidade de implantação de um projeto piloto de energia eólica offshore.
O acordo da Petrobras com o Governo do Rio de Janeiro prevê o estabelecimento de mecanismos de cooperação entre as partes, com o alinhamento do projeto aos programas e políticas estaduais, além do fomento de ações de melhoria da região na qual ele será implementado.
A estatal destaca que um projeto piloto de geração eólica offshore no Rio de Janeiro possibilita o teste e qualificação de possíveis novas tecnologias, além de contribuir para superar desafios visando o desenvolvimento de outros projetos futuros em escala comercial.
De acordo com a petroleira estatal, serão avaliados diversos aspectos da geração eólica no mar do Rio de Janeiro, de modo a identificar seus gargalos e desafios técnicos. A região, diz a estatal, é uma das que apresentam maior potencial de geração offshore e pode integrar o plano de descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo da Petrobras.
O acordo entre Petrobras e o estado do Rio de Janeiro divulgado nesta terça-feira (18) soma-se ao protocolo de intenções entre as duas partes divulgado no dia 03 de dezembro do ano passado. Na ocasião, a cooperação se deu para a avaliação conjunta da implementação do piloto de um hub de captura e armazenamento de CO2 relativo ao desenvolvimento de projeto no norte do estado do Rio, com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano.
Desempenho das ações da Petrobras
A Petrobras (PETR4) encerrou o pregão desta terça-feira (18) em forte alta de 3,13%, a R$ 35,90, em linha com a notícia sobre o acordo tributário alcançado pela companhia. No ano, os papéis avançam cerca de 6%.
Cotação petr4