A Petrobras irá participar de leilões de petróleo e gás em Israel, afirmou o ministro israelense Yuval Steinitz.
A fala sobre a Petrobras ocorreu neste domingo (31) e foi dita em uma rádio local. No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro embarcou para Israel, onde deverá permanecer por quatro dias. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, integra a comitiva. Albuquerque disse que se encontrou o Steinitz três semanas atrás.
Saiba mais: Petrobras retoma processo de venda da subsidiária Liquigás
“Ficou acordado que a Petrobras, que está entre as maiores companhias de energia do mundo … tomará parte no processo de exploração de petróleo e gás em Israel”, afirmou Steinitz à Army Radio.
A Petrobras não se pronunciou sobre a informação. De acordo com o site de notícias israelense Calcalist, o anúncio oficial poderia ocorrer durante a visita.
Óleo e gás em Israel
Nos últimos anos, descobertas de gás offshore em águas de Israel e do Mediterrâneo oriental colocou Israel na zona de interesse de grandes empresas de energia.
Saiba mais: Petrobras não vai mais pagar participação nos lucros a empregados
Israel está leiloando 19 blocos offshore. Um dos leilões obteve apenas dois interessados. O ministro de Energia afirmou que espera mais competição desta vez. Além disso, a Exxon Mobil Corp também está considerando participar do leilão.
Bolsonaro em Israel
O presidente da República, Jair Bolsonaro, embarcou às 13 horas deste sábado (30) para uma visita oficial a Israel, que durará quatro dias. A viagem “retribui” a vinda ao Brasil do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O representante de Israel esteve presente na posse de Jair Bolsonaro. Ambos terão encontro no domingo (31), em Tel Aviv.
O governo de Jair Bolsonaro poderá assinar até quatro acordos de cooperação com o governo de Israel.
A comitiva presidencial que acompanha Jair Bolsonaro é formada por:
- ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo;
- ministro de Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações, Marcos Pontes;
- chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho;
- secretário da Pesca, Jorge Seif;
- senador Flávio Bolsonaro (PSL);
- senadora Soraya Thronicke (PSL);
- e a deputada Bia Kicis (PSL), que também é a vice-presidenta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência.
- ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, que deverá tratar dos assuntos da Petrobras