Petrobras interrompe parte de construção de gasoduto Rota 3

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou a interrupção temporária da construção do gasoduto Rota 3 e da unidade de processamento de gás do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). As informações foram divulgadas pela “Agência Brasil” nesta sexta-feira (17).

A medida foi tomada pela Petrobras após um pedido da prefeitura de Itaboraí, que cobrava a interrupção de 70% das atividades do local onde é localizado o Comperj.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

A estatal petroleira afastou quase 4 mil trabalhadores que estavam colaborando com a obra. Entretanto, ainda há 30% desses trabalhadores nas obras. A ideia da petroleira com a construção do gasoduto Rota 3 é criar uma rota de escoamento do gás natural produzido na camada pré-sal, vinculando o pólo de gás da Bacia de Santos à Unidade de processamento de Gás Natural (UPGN). A Petrobras informou que terá que reavaliar seu cronograma de obras devido a esses novos impasses.

Diminuição da carga em unidades de refino da Petrobras

A petroleira anunciou na última quinta-feira (16) que iria diminuir a carga no refino em “várias unidades” para a mínima. A medida foi tomada em linha com a queda da demanda devido a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Veja também: iFood informa que já utilizou R$ 15,6 milhões de fundo para apoiar restaurantes

Em comunicado, a petroleira informou que também está realizando paradas que podem acontecer por um longo período. “No refino, estamos iniciando agora uma fase de operação de várias unidades em carga mínima e algumas paradas por um período longo. Para definição das unidades que passarão por esses ajustes, foram levadas em consideração condições mercadológicas e operacionais. Essas medidas serão constantemente avaliadas a partir das mudanças no cenário”, informou a Petrobras.

A Petrobras não esclareceu no documento se irá operar todas refinarias em carga mínima ou se irá diminuir as operações apenas em algumas unidades.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno