Ícone do site Suno Notícias

Petrobras busca interessados em fábricas de fertilizantes no Nordeste

De acordo com a Petrobras, os títulos registrados terão termos e condições similares aos títulos não registrados

De acordo com a Petrobras, os títulos registrados terão termos e condições similares aos títulos não registrados

A Petrobras anunciou nesta quinta (10) a abertura de um processo para buscar interessados no arrendamento de suas fábricas de fertilizantes na Bahia e no Sergipe. A estatal quer deixar o setor, do qual já havia anunciado o fim de suas operações.

A busca por interessados nas fábricas de fertilizantes da Petrobras atende a pedidos dos governos estaduais. Eles temem perder empregos e receitas com o fechamento das unidades.

Por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), a estatal não pode vender o controle de subsidiárias. Ela já havia incluído em seu balanço perdas com a suspensão dessas atividades.

Saiba mais: Presidente da Petrobras: é inconcebível que uma empresa tenha 98% do refino no Brasil

A Petrobras divulgou comunicado nesta quinta sobre a questão. Ela diz que abrirá um prazo para empresas com interesse em participar da licitação se manifestarem. A empresa também formalizou a dispensa de diretores.

“A transferência da operação depende da existência de interessados habilitados na etapa de pré-qualificação e da realização do processo de licitação”, diz o texto. Além dessas fábricas (Fafen-BA e Fafen-SE), a petrolífera incluiu no pacote os terminais marítimos de amônia e ureia em Aratu, na Bahia.

As fábricas de fertilizantes da Petrobras: Fafen-BA e Fafen-SE

Conforme informado pela estatal, a Fafen-BA é uma unidade de fertilizantes nitrogenados. Sua capacidade de produção total de ureia é de 1.300 toneladas ao dia. A fábrica também comercializa amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo (Arla 32).

A Fafen-SE, por sua vez, produz fertilizantes nitrogenados cuja produção total de ureia chega a 1.800 toneladas ao dia. Além de também comercializar amônia e gás carbônico, a unidade produz sulfato de amônio.

Mudanças na diretoria da Petrobras

Além do anúncio do arrendamento, a companhia informou que mudanças em sua diretoria. Ela informou que seu conselho de administração aprovou as dispensas de diretores. Interinos ocuparão os cargos até que os novos diretores assumam, após seguir os procedimentos internos de governança corporativa.

Confira quem entra e quem sai:

Sair da versão mobile