A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou ao mercado, nesta sexta-feira (31), que deu início a fase vinculante para a venda de três refinarias, sendo: Reman, localizada no Amazonas, Lubnor, situada no Ceará e Six, no Paraná.
No início deste ano, Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, chegou a dizer que a empresa receberia propostas pelas três refinarias em breve.
O desinvestimento da estatal petroleira faz parte do plano de vender aproximadamente 50% de sua capacidade de refino. A estratégia também considera ativos logísticos de cada unidade.
Venda de participação na Eólica Mangue seco 1 e 2
A Petrobras anunciou, também nesta sexta-feira (31), o início do processo de venda 100% de sua participação nas empresas Eólica Mangue Seco 1 e Eólica Mangue Seco 2, controladoras de usinas de geração de energia eólica.
Veja também: BTG Pactual reduz sua participação acionária na Direcional
“Essas operações estão alinhadas à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, informou a Petrobras em comunicado ao mercado.
Em relação a participação acionária, na Mangue Seco 1 a Petrobras e a Alubar Energia S.A possuem, respectivamente, 49% e 51%. Já na Mangue Seco 2, a Petrobras e a Eletrobras (ELET6) têm, respectivamente, 51% e 49% de participação.
Suspensão de viagens à China
A Petrobras anunciou, na última quinta-feira (30), que suspendeu temporariamente as viagens de seus funcionários à China. A medida foi tomada devido ao surto do coronavírus no país asiático. Entretanto, a Petrobras afirmou que não irá parar com a exportação de petróleo para a China.
“A Petrobras, em decorrência de suas atividades no sudeste asiático, monitora a evolução do quadro de saúde pública causado pelo coronavírus. De forma preventiva, as viagens programadas para a China foram suspensas. Em relação à exportação de petróleo para esse país, não há alterações na programação e eventuais ajustes logísticos estão sendo estudados”, comunicou a empresa.