A alta que o Ibovespa teve esta semana fez a Petrobras voltar a ser a empresa mais valiosa da América Latia. A maior estatal do país ganhou 22,32 bilhões de reais em valor de mercado apenas na terça-feira(2), acabando o dia valendo 319,92 bilhões de reais.
Convertido para dólares, o valor da Petrobras chegou a 80,98 bilhões de dólares. Montante que coloca a petrolífera à frente da Vale, que tem seu valor estimado em 80,51 bilhões de dólares. Na sequência aparece o conglomerado de bebidas Ambev, que encerrou o dia valendo 76,61 bilhões de dólares.
Parte dos especialistas em mercado relacionam a valorização da multinacional do petróleo com a pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira(1). Acontecimento que também é associado com os bons índices apresentados pelo Ibovespa.
Outras estatais também demostraram crescimento na terça-feira.
O Banco do Brasil teve uma valorização de quase 10 bilhões de reais. Sendo que acabou o dia com o valor de mercado equivalente a 87,53 bilhões de reais.
A Eletrobras também demonstrou aumento. A companhia de energia ganhou 2,31 bilhões de reais e fechou o dia avaliada em 23,18 bilhões de reais.
O mesmo aconteceu com o BB seguridade que teve ganhos equivalentes a 2 bilhões de reais e a Telebras, com o aumento de 94 milhões de reais em seu valor.
A expectativa é para ver como o valor de mercado da Petrobras e das outras estatais oscilarão até o términos das eleições.