A Petrobras (PETR3; PETR4), maior empresa em valor de mercado da bolsa brasileira, surpreendeu o mercado ao divulgar um prejuízo líquido de R$ 2,6 bilhões no segundo trimestre deste ano. Esse resultado negativo, o primeiro desde o terceiro trimestre de 2020, acendeu um alerta entre os investidores.
Conhecida por suas margens robustas, boa geração de caixa e um dividend yield acima da taxa Selic, atualmente em 10,50% ao ano, a Petrobras é vista como uma escolha estratégica por parte dos investidores que buscam renda passiva. No entanto, os resultados recentes levantaram dúvidas sobre a continuidade dessa performance.
Diante desse cenário, a pergunta que vem ganhando espaço é: será que ainda é o momento certo para investir nas ações da Petrobras? A seguir, confira o que pensam os analistas, com base em dados coletados pela plataforma da Status Invest.
Indicadores fundamentalistas da Petrobras
Por meio da Status Alpha, da Status Invest, é possível conferir informações sobre indicadores financeiros de mais de 37 mil ativos em 130 bolsas ao redor do mundo.
Além disso, com base na análise destes indicadores, a plataforma também disponibiliza uma nota de classificação e uma recomendação para as ações, que pode ser: “comprar”, “acima da média”, “estável”, “abaixo da média” e “vender”, em ordem de prioridade.
A análise publicada em 9 de agosto para a Petrobras, após a divulgação do balanço de resultados do 2T24 da petrolífera, traz uma recomendação de venda para os papéis da empresa, com uma nota de fundamentos de 55, em uma escala crescente de 0 a 100, onde o maior número indica a melhor performance.
O total de passivos e o patrimônio líquido comum total foram apontados como indicadores fundamentalistas positivos da companhia. Por outro lado, o EBITDA ajustado e a relação entre último preço do período e valor contábil aparecem como pontos fracos.
Recomendações dos especialistas sobre PETR4
Além do Status Alpha, a plataforma da Status Invest disponibiliza também o Módulo Forecast, que traz um levantamento de consenso e estimativas dos principais analistas do mercado global sobre determinados ativos, com base em dados da FactSet.
Para as ações preferenciais da companhia, o Forecast analisou as avaliações de 13 analistas do mercado. Entre eles, nove apontam para “compra forte”, enquanto quatro recomendam “aguardar”. As outras classificações também não aparecem na lista.
Já o preço-alvo para PETR4 é de R$ 46,13, com base nas análises de dez analistas do mercado, indicando um upside de 20,31% em relação à cotação atual das ações.