Petrobras (PETR4): BBA mantém cautela e vê ‘falta de clareza’ sobre dividendos
Em nova análise sobre as ações da Petrobras (PETR4), analistas do Itaú BBA destacaram que preferem seguir “às margens” até terem uma visão mais clara sobre alguns pontos da empresa.
No relatório, especialistas mantiveram a recomendação marketperform – equivalente à neutra – para as ações da Petrobras.
Atualmente, o preço-alvo da casa é de R$ 38 para PETR4.
“Este ano, adotamos uma abordagem mais cautelosa que nos levou a ficar à margem até termos uma visão mais clara sobre alguns pontos que são, a nosso ver, cruciais para o investimento da Petrobras, como as alterações na política de preços dos combustíveis, a nova política de remuneração de acionistas, a expansão do plano de investimentos e possíveis negócios de M&A”, diz a casa.
“Ao longo dos últimos meses, os anúncios dos novos preços e política de remuneração de acionistas descartaram os piores cenários que nos preocupavam desde no ano passado, apoiando a percepção de uma redução do risco da história e alimentando um ganho excelente nas ações, de 46% em 2023 (71% se considerarmos a remuneração total dos acionistas)”, completa.
Especialistas ainda apontam que os requisitos de governança interna da empresa para aprovação e implementação de novos projetos de capital implicam que os projetos de energias renováveis anunciados estejam muito longe da maturidade (especialmente na energia eólica offshore).
Com isso, o BBA não espera que o Novo Plano Estratégico previsto para ser lançado em novembro vá introduzir quaisquer mudanças importantes nos planos de despesas de capital para um futuro próximo.
“No entanto, ainda não temos clareza sobre um componente crucial na empresa: o potencial pagamento de dividendos extraordinários. Vemos expectativas de um dividendo extraordinário significativo pagamento como um atual fator decisivo na preferência dos investidores pela Petrobras (entre ambos locais e investidores internacionais)”, observa o BBA.
“A intenção declarada da empresa de expandir os investimentos em energias renováveis poderia gerar um caixa retenção no final do ano para ajudar a enfrentar esses desafios futuros, levando a uma expansão das reservas de lucros da empresa e limitando qualquer potencial dividendo extraordinário este ano”, segue.
Os especialistas ainda citam que um potencial acordo com a União Federal para resolver algumas disputas fiscais de longa data em O CARF também poderia limitar um potencial dividendo extraordinário.
Desempenho das ações da Petrobras
As ações da Petrobras sobem 4% no intradia desta segunda (9), na esteira da alta do petróleo com a Guerra em Israel. No ano, os papéis acumulam um avanço de 52%.
Cotação PETR4