Até a próxima sexta (1º), está no radar do mercado a divulgação de pelo menos 24 levantamentos sobre intenção de voto no Brasil. Com os dados das pesquisas eleitorais, é possível ter novas previsões de quem poderá ser o próximo Presidente da República e os novos governadores dos estados.
Segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está prevista a divulgação de três pesquisas do Datafolha nesta próxima quinta-feira (30). Estão associadas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, medindo a intenção de voto dos pré-candidatos aos governos estaduais.
Veja quais pesquisas eleitorais serão publicadas hoje (29) e nos próximos dias.
Pesquisas eleitorais que serão divulgadas nesta semana
Nesta quarta (29) estão previstos estudos da Voga Brasil, sobre o estado de Goiás; Data Max, a respeito do Piauí, e Instituto GP1, também sobre a corrida eleitoral no Piauí, mas desta vez como pesquisa de presidente da república. Deve sair também a pesquisa de governador do estado de Pernambuco do Instituto Potencial.
Também para hoje devem ser divulgadas as pesquisas do Instituto França sobre Sergipe, Correio do Povo Tocantinense, sobre o Tocantins, Instituto Credibilidade, mais uma vez com levantamento sobre o Piauí, e Real Time Big Data, com os candidatos do estado do Rio de Janeiro.
Já para a próxima quinta-feira (30), vão sair três pesquisas do Datafolha com os candidatos a governadores para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também pode ser anunciada a pesquisa eleitoral do Ctas Tecnologia, a respeito de governador, deputados estaduais e federais e senador para o estado de Sergipe.
Para a próxima sexta-feira (1º), podem ser divulgados os estudos do Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) sobre o estado do Mato Grosso do Sul, com intenções de votos para governador, deputado e senador locais. Também pode sair o estudo da Editora Girassol para o estado do Tocantins.
Saiba mais sobre pesquisa eleitoral
Outras pesquisas de intenção de voto podem ser divulgadas nas próximas semanas. Uma delas é a do PoderData, pertencente ao Poder 360, cuja periodicidade dos anúncios geralmente é de 15 dias. O último estudo foi feito entre 19 e 21 de junho, por meio de ligações por telefone e celulares.
O PoderData entrevistou 3.000 pessoas presentes em 302 municípios, incluindo todos os estados do Brasil. A margem de erro dessa pesquisa eleitoral é de 2 pontos percentuais. O estudo possuiu 95% de intervalo de confiança.
As pesquisas eleitorais geralmente seguem uma proporção equilibrada de acordo com características do entrevistado, analisando, por exemplo:
- Gênero;
- Renda;
- Localização geográfica;
- Idade;
- Escolaridade.
Também responsável pelas pesquisas eleitorais, o Datafolha realiza, em média, entre 2.000 a 2.500 entrevistas, perguntando sobre intenções de voto. Além do resultado geral, ele fornece os números de acordo com a região dos entrevistados.