Corte na Selic e Ibovespa a 135 mil pontos? Veja as perspectivas para o Brasil em 2023, segundo o BofA
As perspectivas para o Brasil em 2023 ainda são incertas, mas o Bank of America (BOAC34), o BofA, fez suas projeções. A instituição financeira prevê um corte de juros ainda no primeiro semestre, com a Selic podendo fechar em dezembro a uma taxa de 10,5%. Já o Ibovespa terminar o ano que vem no patamar de 135 mil pontos — uma alta de 28% do valor atual.
A projeção do BofA sobre o Brasil em 2023 considerou como base a aprovação da PEC da Transição, prevendo um aumento de R$ 145 bilhões dos gastos do novo governo no próximo ano. “A proposta também estabelece o mês de agosto como data para a apresentação da próxima âncora fiscal no Congresso pelo próximo governo”, relembram os analistas.
O BofA está com recomendação de posição aplicada, apostando na queda das taxas de juros. Isso porque os prêmios na curva de juros estão muito altos. Apesar disso, a casa destaca que há riscos nos investimentos em juros prefixados em função da incerteza no cenário fiscal do Brasil em 2023.
Assim, a perspectiva do Brasil no próximo ano, segundo a análise do BofA, é de um corte de 3,25 pontos percentuais na taxa nominal da Selic. Assim, a instituição prevê que o percentual vá para a casa dos 10,5% — uma projeção otimista, afirmam os analistas.
BofA prevê Ibovespa a 135 mil pontos em 2023
Outro ponto de destaque das projeções para o Brasil em 2023, segundo o BofA, é uma alta do Ibovespa para 135 mil pontos. O valor representa uma potencial de alta de 28% em relação ao fechamento de ontem (19).
Para isso, porém, o Brasil precisa mostrar uma política fiscal factível “[O país] poderá se beneficiar, uma vez que outros países emergentes estão em uma situação mais complicada. O fluxo positivo poderia ajudar o real se fortalecer frente ao dólar”, explicam.
O BofA estima um déficit fiscal de 1,6% do PIB em 2023, com a dívida pública devendo subir para 83,7% em relação ao PIB. O caminho apontado para o país é avançar nas reformas, como a tributária, e de fato apresentar uma âncora fiscal crível na data prevista.
A reversão de alguns cortes de impostos de Bolsonaro pode ser um catalisador positivo no início de 2023.
Além disso, os analistas destacam que o Ibovespa dependerá do espaço para o Banco Central poder cortar a taxa básica de juros.
Perspectivas para o Brasil em 2023: onde investir?
O BofA desta aumentou estimativa sobre a alocação em commodities devido ao cenário mais otimista com a possível reabertura econômica da China. A instituição prevê um crescimento de 5,5% do país asiático no próximo ano diante da flexibilização das medidas de restrição da Covid-19.
Entre as perspectivas para o Brasil em 2023, o BofA também vê oportunidade no setor de consumo, principalmente voltado para alta renda e em grandes bancos. Em relação às estatais, os investidores ainda aguardam para saber quem será nomeado para comandar as empresas.