O PCE, índice de preços e gastos com consumo nos Estados Unidos, teve queda de 0,10% em novembro ante outubro deste ano, conforme divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Departamento do Comércio do país.
Na comparação anual, a alta foi de 2,6%, desacelerando em relação ao aumento anual de 3,0% no mês anterior, e menor do que a previsão de analistas consultados pela FactSet, que apostavam em alta de 2,8%.
Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve crescimento de 0,1% no mês passado ante o anterior. O crescimento anual recuou a 3,2% no mesmo período, contra 3,5% no mês passado e abaixo da projeção de 3,4%.
Renda pessoal tem alta
A renda pessoa nos Estados Unidos teve alta de 0,4% em novembro ante outubro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 22, pelo Departamento do Comércio do país. O número veio em linha com o esperado por analistas consultados pela FactSet.
Já os gastos com consumo registraram uma alta de 0,2% em dezembro ante novembro, menor que a alta de 0,3% esperada por analistas.
O PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Com Estadão Conteúdo