O Payroll dos Estados Unidos foi divulgado na manhã desta sexta-feira (4), com criação de 467 mil vagas no acumulado de janeiro, número muito acima da projeção dos especialistas do The Wall Street Journal, de 150 mil.
Segundo os números publicados no Payroll dos EUA, foram 444 mil vagas criadas no segmento privado, além de 13 mil em manufatura. A taxa de participação nos EUA, assim, fica em 62,2%, de acordo com o relatório de emprego.
Para Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance, “o Payroll veio muito melhor que o esperado.”
“Taxa de desemprego de 4.0% (ao invés de 3.9% mês passado). 62.2% a taxa de participação e subindo, o que quer dizer que mais pessoas voltaram pro mercado laboral”, afirmou.
“O mercado laboral está aquecido e mais do que o esperado. Isso põe pressão no Fed [Federal Reserve] a deixar o pé no acelerador no aumento de juros, dado que seu mandato é desemprego e inflação controlada”, segue Nousi.
Além disso, o número de dezembro foi revisado pra cima, saindo de 199 mil para 510 mil. “A economia está a todo vapor”, diz.
Para o especialista, o contexto mantém a tendência de alta de juros pelo Fed ainda em março.
“Eu não descartaria já dois aumentos em março. Ao invés de 0.25%, seria 0.50%. Ademais, isso quer dizer que a Economia americana está muito saudável. Salários subiram 0,7% contra a estimativa de 0,5%, o que aumenta o poder de consumo do americano e pode trazer mais pressão inflacionária”, comenta
Na avaliação de Nousi, isso é negativo para as bolsas mundiais por conta da expectativa de uma postura mais hawkish que o antecipado. “Mercado futuro agora já precifica mais de cinco aumentos esse ano, o que elevaria a taxa básica para 1,5%”, afirma.
Apesar de dados fortes no Payroll, desemprego
Por outro lado, a taxa de desemprego dos EUA subiu levemente, de 3,9% em dezembro para 4% em janeiro. O consenso do mercado era de manutenção da taxa em 3,9%.
Além disso, o Departamento do Trabalho revisou fortemente para cima os números de geração de postos de trabalho de dezembro, de 199 mil para 510 mil, e também de novembro, de 249 mil para 647 mil.
Segundo os dados do Payroll, o salário médio por hora aumentou 0,73% em relação a dezembro, ou US$ 0,23, a US$ 31,63, superando a previsão de alta de 0,50%. Na comparação anual, houve acréscimo salarial de 5,68% no último mês, acima da projeção de 5,20%.
Notícias Relacionadas