Payroll: EUA criam 236 mil empregos em março e taxa de desemprego cai a 3,5%
Nos Estados Unidos foram criados 236 mil empregos em março, segundo dados do Payroll, publicados nesta sexta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou abaixo da expectativa das projeções de especialistas, que previam a geração de 240 mil empregos.
Além disso, os dados do Payroll mostram que a taxa de desemprego dos EUA caiu para 3,5% em março, ante 3,6% em fevereiro. O percentual ficou um pouco abaixo do consenso do mercado, que era de manutenção da taxa em 3,6% no mês passado.
O Departamento do Trabalho revisou ainda os números de criação de postos de trabalho de janeiro, de 504 mil para 472 mil, e também de fevereiro, de 311 mil para 326 mil.
O Payroll ainda mostra que, em março, o salário médio por hora teve alta de 0,3% em relação a fevereiro, ou US$ 0,09, a US$ 33,18, variação que ficou dentro da projeção do mercado. Na comparação anual, houve ganho salarial de 4,2% no último mês, aquém da previsão de 4,3%.
Biden diz que ainda há mais trabalho para ser feito
Após a divulgação dos dados referentes ao mercado de trabalhos dos EUA, o presidente Joe Biden afirmou que o Payroll apresentado hoje “foi bom”. Ainda assim, o mandatário ressaltou que há mais trabalho para ser feito na economia estadunidense.
“O relatório do Payroll de hoje mostra que continuamos a enfrentar os desafios econômicos de uma posição de força, com a economia criando 236 mil empregos no mês passado e a taxa de desemprego em 3,5%. Minha gestão trabalha a cada dia para reduzir os custos das famílias e fortalecer ainda mais nossa economia, agora e no longo prazo, com investimentos em infraestrutura, inovação e energia limpa”, defendeu Biden, em comunicado divulgado pela Casa Branca.
Com informações do Estadão Conteúdo