Paulo Guedes falou sobre ingresso do Brasil na OCDE, diz Gurria
O secretário geral da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, disse à Suno Notícias que em conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foram falados temas de ingresso a OCDE, reforma da Previdência e participação em estatais.
Angel Gurria se reuniu com o ministro Paulo Guedes, em Davos, na Suíça, onde está acontecendo o Fórum Econômico Mundial.
De acordo com o secretário da OCDE, a reunião tratou de temas como:
- Interesse do Brasil em ter acesso a OCDE;
- Pensões;
- Manejo de empresas;
- Participação em estatais;
- Equilíbrio Fiscal;
- Equilíbrio de Finanças Públicas;
- Reforma da Previdência.
Gurria e Guedes
Quando questionado sobre os planos do Brasil para expandir a economia, o secretário geral afirmou que falou com Paulo Guedes sobre isso. “Foi muito interessante constatar que existe muito interesse do Brasil em ter acesso a OCDE e nos disse que essa é uma das prioridades”.
De acordo com Gurria, foram tratados diversos assuntos durante a reunião, para que fosse criada uma “área de conforto, comodidade e confiança” entre as partes.
“Também falamos sobre os temas de pensões, manejo de empresas e participação em estatal. Falamos de todos os temas de equilíbrio fiscal, de finanças públicas”, afirmou o membro da OCDE.
Saiba mais: Governo espera levantar US$ 20 bi em privatizações em 2019, diz Guedes
Saiba mais: Paulo Guedes planeja cobrança de impostos sobre dividendos e JCPs
Conforme o secretario, a reforma da Previdência é “muito importante, se não o mais importante” e afirmou que esse assunto também foi falado pelo ministro da Economia.
Além disso, Gurria disse que existem negociações avançadas em relação ao ingresso do Brasil na OCDE. De acordo com o secretario as negociações estão “avançando todos os dias” e a organização está trabalhando forte para que o acordo não dependa “dos outros e sim dos membros da OCDE”
No entanto, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro seguem em Davos. O presidente deve cumprir agenda de reuniões bilaterais com líderes mundiais, nesta quinta-feira (24).