A Páscoa, que neste ano cai em 21 de abril, deve ter um aumento de vendas no setor de chocolate. O crescimento da produção do ano passado e a melhora no cenário econômico contribuem para o cenário positivo.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, ouvido pelo G1, diz estar confiante. “O mercado de chocolate volta a ganhar penetração nos lares brasileiros com maior consumo de ovos de Páscoa e de produtos regulares. A indústria tem amplo portfólio que agrada a todos os perfis brasileiros”, afirma.
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Segundo Fonseca, em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa. Trata-se de uma alta de 26% em relação a 2017, quando foram produzidas 9 mil toneladas. Ele diz que o setor de chocolate “está otimista para 2019 com a produção para a Páscoa a todo o vapor”. Como as empresas ainda estão fabricando seus produtos, não é possível ter uma estimativa mais exata de quanto será a produção em 2019.
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A produção na Páscoa entre 2015 e 2019
- 2015: 19,7 mil toneladas de chocolate
- 2016: 14,3 mil toneladas de chocolate
- 2017: 9 mil toneladas de chocolate
- 2018: 11 mil toneladas de chocolate
O ano de 2017 foi o pior de todos, quando a produção viu despencar das 19,7 mil toneladas dois anos antes para 9 mil toneladas, menos da metade daquela quantidade. “A situação era pior em 2017. No ano passado a inflação estava controlada, o PIB voltou a crescer, a situação era menos complicada”, afirma o presidente.
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Para ele, a Páscoa é uma época de muita tradição no País e o consumo acontece naturalmente, uma vez que as condições econômicas voltem à normalidade. “Estou otimista em relação à Páscoa de 2019 também por causa do aumento das vendas de panetone no Natal. As fabricantes ficam satisfeitas porque houve um aumento significativo em relação ao ano anterior”, diz Fonseca.