Para evitar apagões, Ministério de Minas Energia abre consulta pública para leilão de energia em Roraima
Foi aberto, pelo Ministério de Minas Energia, uma consulta pública para o recebimento de contribuições as regras e diretrizes do leilão de suprimento de energia em Roraima. A portaria fora publicada hoje no Diário Oficial.
O suprimento que deve acontecer em 2021. O Ministério quer que o leilão tenha o propósito aumentar a energia do estado através de fontes limpas e renováveis, já que quase toda a distribuição no local é de fontes poluentes como termelétricas e diesel. O objetivo do leilão é que o estado ganhe abundancia energética em fontes variadas de energia, para que assim não haja mais apagões.
As regras que estão no contrato tentam estimular os futuros compradores a pensarem em maneiras de conciliar as energias renováveis com as já existentes. Além disso as diretrizes preveem que exista mudanças futuras nas formas tecnológicas da produção de energia no estado, ou seja, que exista progresso na evolução tecnológica imposta inicialmente. Outros exemplos encontrados nas normas são a criação da Linha de Transmissão Manaus-Boa Vista e a construção da Usina Hidrelétrica Bem-Querer.
As propostas devem ser enviadas até o dia 25 de outubro, junto ao EPE (Empresa de Pesquisa Energética).