Pão de Açúcar (PCAR3) propõe redução de capital bilionária e distribuição de BDRs entre acionistas; entenda

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) apresentou ao mercado uma proposta de redução do capital social em R$7,1 bilhões por causa da cisão dos negócios da companhia com a Almacenes Éxito, braço da varejista que atua na América Latina. O tera será discutido em Assembleia Geral Extraodinária (AGE) e, sendo aprovado, fará com que os acionistas recebam BDRs do negócio internacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na segunda (9), a companhia explicou que a proposta foi aprovada pelo seu conselho de administração. A ideia é distribuir quatro BDRs do Éxito para cada ativo ON do Pão de Açúcar, negociado sob o ticker PCAR3.

No fato relevante, a varejista ressaltou que a transação “possui um potencial de destravamento de valor a ser capturado de forma isonômica por todos os acionistas do GPA“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O Éxito é o maior operador de shopping centers na Colômbia e líder absoluto no mercado
varejista de alimentos na Colômbia e no Uruguai. “As ações de Éxito a serem entregues aos acionistas do GPA correspondem a 86,3% da participação do GPA no capital social do Éxito”, detalhou a empresa.

A proposta de redução de capital do Pão de Açúcar será analisada pelos acionistas em uma assembleia marcada para 14 de fevereiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Pão de Açúcar: Análise da proposta

Em relatório, a Guide Investimentos disse que enxerga essa movimentação com um impacto positivo. “A operação vem em mais uma cisão do Pão de Açúcar numa tentativa de destravar valor via mercado de capitais, aos moldes do que foi feito com Assaí”, detalhou Gabriel Araujo Gracia, analista da casa.

Segundo Gracia, o Éxito “tem sido um dos pontos positivos dos resultados da companhia há algum tempo, e essa visão das companhias em separado pode ajudar no reconhecimento desse ‘valor escondido'”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Com isso, também é ampliado o foco de atuação do Pão de Açúcar na melhora da sua operação doméstica, que passa por uma reformulação de estratégia”, complementou o analista.

Por volta das 10h25, as ações do Pão de Açúcar eram negociadas por R$ 16,89, alta de 1,08%, de acordo com o mapeamento do Suno Analítica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno