Fed: Panorama para economia dos EUA é mais otimista, com avanço da vacinação
O panorama para o futuro da economia dos Estados Unidos é “mais otimista” do que em meses anteriores, impulsionado pela aceleração nas campanhas de vacinação contra a covid-19 no país, aponta avaliação do Livro Bege, publicado pelo Federal Reserve (Fed) nesta quarta-feira (14).
Segundo o documento do Fed, metade dos distritos afirmou que houve aumento “robusto” na atividade industrial entre fevereiro e abril, apesar dos problemas nas cadeias de fornecimento.
Na maioria da regiões, os bancos citaram um modesto para moderado aumento no empréstimos em geral.
A alta demanda com oferta restrita impulsionou os preços das residências, aponta a avaliação. No setor de construção, a atividade nos segmentos de hotelaria, escritórios e varejo permaneceu fraca.
Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!
A atividade agrícola permaneceu praticamente estável durante o período do relatório, enquanto o setor de energia foi misto, já que a produção de carvão caiu, mas as perfurações de petróleo e gás ficaram estáveis.
Fed atribui alta dos juros dos Treasuries à melhora econômica e inflação
Na mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve, os dirigentes comentaram a recente escalada dos juros dos Treasuries, particularmente na ponta longa, de acordo com ata referente ao encontro, divulgada nesta quarta-feira (7).
Segundo o documento do Fed, o movimento reflete a melhora do cenário econômico, aceleração da inflação e expectativas por maior emissão de títulos pelo Departamento do Tesouro.
O relatório indica que os participantes alertaram para a possibilidade de que o alto nível de acomodação financeira leve a uma busca excessiva por riscos.
“As condições desordenadas nos mercados de Treasuries ou um aumento persistente nos rendimentos que poderiam prejudicar o progresso em direção aos objetivos do Comitê (Federal de Mercado Aberto) foram vistos como motivo de preocupação”, ressalta o texto.
Para dirigentes, o aumento nos rendimentos também é atribuído às perspectivas de política fiscal mais expansionista, além de fatores técnicos que teriam levado a expectativas por juros maiores.
A avaliação é de que os mercados de renda fixa funcionaram bem nos últimos meses, embora algumas métricas de liquidez tenham se deteriorado no final de fevereiro.
“As condições melhoraram gradualmente, embora algumas medidas de liquidez do mercado não tenham retornado totalmente aos níveis anteriores”, ressalta o Fed.
Com informações do Estadão Conteúdo