O valor do ouro subiu mais de 1% nesta terça-feira, 2 de outubro, fazendo o valor da commoditie chegar acima de 1200 dólares. O aumento do preço do metal precioso acontece em meio ao cenário político da Itália.
Os contratos de futuros de ouro que vencem no final do ano, em dezembro, subiram mais de 1,20%, chegando ao valor de US$ 1.206,60, na manhã de hoje, na divisão Comex da Nova Bolsa Mercantil de York.
Parte dos agentes do mercado estão apontado que este aumento se deve ao fato de investidores estarem buscando um modelo de investimento mais seguro por causa da política internacional.
A declaração do chefe do comitê de orçamento da Câmara da Itália, sobre como o país poderia ter resolvido seus problemas fiscais com uma própria moeda, deixaram o investidores receosos.
A fala se somou com o clima de tensão existente entre o governo do país e a União Européia. Crise que surgiu após a realização de políticas que violam as regras de orçamento da UE.
De qualquer modo, os ganhos do ouro vieram independente da força do índice do dólar, em alta de 0,29%, para 95,20.
O metal precioso havia encerrado o terceiro trimestre com queda de 4,6%, após queda de 0,9% em setembro, à medida que as taxas de juros nos EUA e a marcha do dólar estão mais robustas.
Acontecimentos que diminuíram o apelo ao ouro, pois é um tipo de investimento que não gera rendimento.