Com a continuidade do otimismo dos investidores sobre o segundo turno das eleições, mostrando Jair Bolsonaro (PSL) na frente de Fernando Haddad (PT), e também com os ganhos transmitidos do mercado asiático, com as bolsas chinesas fechando com ganhos não vistos nos últimos três anos, o Ibovespa fechou o dia em alta de 1,63% com 85.596 pontos.
O dólar, por sua vez, fechou o dia novamente em queda. A desvalorização foi de 0,74% cotado a R$ 3,68 na venda.
A pesquisa eleitoral que mexeu com o otimismo do mercado foi a CNT/MDA. Segundo a avaliação feita pelo instituto, Jair Bolsonaro tem 57% dos votos validos. Haddad, por sua vez, aparece com 43%.
Mercado Externo:
O preço do petróleo Brent teve um dia de alta volatilidade. Tudo graças ao aumento da crise diplomática entre Estados Unidos e Arábia Saudita, após Riade admitir a morte de um jornalista saudita que desapareceu após entrar no consulado de seu próprio país em Istambul, Turquia que fizeram com que o preço subisse acima de US$ 80. Entretanto, as informações sobre a diminuição dos impostos para a população da classe média nos Estados Unidos, dita por Donald Trump mais cedo, fez com que os preços fechassem no vermelho.
É importante lembrar que a Arábia Saudita deve aumentar a produção de petróleo nas próximas semanas, quando os norte-americanos enfim aplicarão sanções ao Irã, esta que deve começar no dia 4 de novembro. Além disso as difíceis relações comerciais sino-americanas já começaram a afetar a demando do hidrocarboneto, segundo a OPEP.
Principais Ações do dia
A vale se sobressaiu no pregão de hoje, graças aos ganhos das ações na China, que elevaram o preço do mercado futuro de minério de ferro. A empresa obteve valorização de 3,24%. Além disso a Petrobras teve uma boa alta no índice com os indicadores de vitória de Jair Bolsonaro. Vale lembrar que Petrobras e Vale são as empresas com maior volume dentro da B3.
Ações que mais se valorizaram hoje:
Usiminas (Usim5, 7,73%); Viavarejo UNT N2 (VVAR11, 7,32%); Kroton On (KROT3, 4,80%).
Ações com as maiores desvalorizações hoje:
Brasken PNA (BRKM5, -1,75%); Smiles (SMLS3, -1,58%); Magazine Luiza ON ( MGLU3, 1,12%)