A OSX (OSXB3) informou, nesta segunda-feira (18), que convocará uma assembleia geral extraordinária (AGE) para a eleição da nova administração da empresa. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante.
O documento apresentado pela companhia confirma a celebração de um acordo com os acionistas controladores Eike Batista e Centennial Asset Mining Fund, além de Rogério Alves de Freitas, acionista e membro independente do Conselho de Administração da OSX, para que o processo seja concluído.
Em 2020, os controladores da empresa entraram com um processo na Justiça procurando a substituição do Conselho de Administração da empresa. A 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, no entanto, negou o pedido em 9 de outubro. A AGE que discutiria esse tema foi revogada.
Segundo a nota assinada pela Diretora de Relações com Investidores, Bruna Peres Born, o acordo entre os controladores e Alves de Freitas foi firmado no último domingo (17), onde se comprometeram a apresentar petição conjunta à 2ª Vara comunicando a desistência do processo e requerendo a revogação da decisão liminar sobre a assembleia.
OSX encerra recuperação judicial
A OSX informou ao mercado, no fim de novembro do ano passado, que a Justiça determinou como cumprido o plano de recuperação judicial quanto às obrigações vencidas no prazo de dois anos após a concessão. Com isso, foi encerrado o processo judicial da empresa de construção naval e de suas subsidiárias.
O plano, que durou sete anos, foi julgado pela 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Após a confirmação por parte da companhias, os papéis dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrando o pregão daquele dia com uma alta de 157,09%.
A OSX foi fundada em 2009 porBatista e no ano seguinte a empresa realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO), que levantou R$ 2,8 bilhões. Porém, devido a problemas financeiros e de cancelamento de encomendas a empresa, em 2013, entrou com recuperação judicial com dívidas de mais de R$ 4,5 bilhões.