Orphazyme é vista como nova ‘ação-meme’ após alta de 1.400%
As American Depositary Shares (ADSs) da dinamarquesa de biotecnologia Orphazyme passaram por uma montanha-russa nos últimos dias. Os ativos subiram quase 1.400% na quinta-feira (10), perderam mais da metade do valor no dia seguinte, dispararam 17% ontem e afundaram 9% nesta terça-feira (15). A Orphazyme é o que o mercado se acostumou a chamar de “nova ação-meme”.
Na sexta-feira (11), depois da forte volatilidade, a Orphazyme disse não ter conhecimento de qualquer mudança material nos fundamentos dos programas de desenvolvimento clínico, condição financeira ou resultados de operações que pudessem explicar tal variação.
“Investidores que comprarem ADSs ou ação da companhia podem perder um parcela significativa de seus investimentos se o preço desses ativos diminuir posteriormente”, alertou a dinamarquesa.
Na mesma toada de GameStop e AMC, a movimentação chocou players do mercado de capitais global. À Bloomberg, Per Hansen, economista da corretora Nordnet AB, pediu atenção aos investidores. “Minha preocupação é que isso mude os fundamentos do mercado de ações”, afirmou.
Nas palavras do especialista, é preciso tanto a investidores institucionais quanto de varejo escanear portfólios em busca de papéis os quais poderiam ser potencialmente afetados por um movimento do gênero. “Investidores mais tradicionais” deveriam, inclusive, tentar descobrir como “explorar as oportunidades que isso oferece”, declarou Hansen à agência.
Relembre o caso GameStop
No início do ano, em janeiro, o ticker GME e o nome GameStop ganharam as manchetes depois que as ações da varejista de jogos eletrônicos dispararam mais de 700%. O ganho foi impulsionado por um grupo no Reddit que tentava humilhar gigantes de Wall Street: o WallStreetBets.
Os participantes do fórum online perpetraram um short squeeze para levar hedge funds vendidos a amargar perdas bilionárias.
O que começou como uma peça se tornou sério, com consequências envolvendo a corretora Robinhood, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e a Securities Exchange Commission (SEC).
O mercado agora vê um movimento semelhante, embora em menor escala, nos papéis da Orphazyme: de uma ação-meme.