Para semana que inicia neste domingo (18), os investidores deverão ficar atentos aos desdobramentos acerca das discussões sobre o Orçamento, em uma semana marcada pelo feriado de Tiradentes, na quarta-feira (21).
Além disso, há também a expectativa da formação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que poderá impactar os rumos do governo Bolsonaro nos próximos meses, e divulgação de resultados corporativos.
Outro ponto de atenção dos investidores é sobre a divulgação do boletim Focus, que deve mostrar a expectativa dos agentes do mercado sobre a inflação e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Confira os 5 principais eventos da próxima semana:
Orçamento
Os próximos dias marcam a necessidade de o governo Bolsonaro definir o Orçamento 2021. O prazo para sanção do presidente acaba no dia 22 de abril.
O ponto de dúvida do mercado é sobre quais pontos o presidente Jair Bolsonaro irá vetar, já que, como foi desenhado, o projeto não tem como cumprir a lei do teto de gastos.
Esse impasse do Orçamento 2021 ameaça o presidente Jair Bolsonaro perder base de apoio no Congresso ou perder seu ministro da Economia, Paulo Guedes. Lira alertou o presidente que o governo irá perder a base de apoio caso vete o projeto e não conseguirá mais aprovar nenhuma matéria no Congresso, incluído as reformas administrativa e tributária.
Por sua vez, o ministro Guedes voltou a defender o veto com argumento de que o Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade, podendo no futuro desembocar um processo de impeachment.
CPI
Além da indefinição sobre o Orçamento, a CPI que deverá investigar a atuação do governo federal no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) deve pressionar o governo.
Instalada no Senado e comandada pela oposição, a CPI deve mirar repasses da União, deixando de fora a competência das Assembleias Legislativas estaduais -como queria o governo Bolsonaro.
Focus
Na segunda-feira (19), o resultado do boletim Focus deverá ser divulgado pelo Banco Central (BC) próximo das 08h25 (de Brasília).
Na semana passada, o Focus mostrou que a taxa Selic deve terminar 2021 em 5,25%, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPCA) variando 4,85% e produto interno bruto (PIB) deve avançar 3,08% no ano.
O Focus é um resumo dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, feiro com centenas de gestores de empresas envolvidas no setor financeiro.
Feriado
A semana também contará com um feriado na quarta-feira (21). Apesar de o Estado de São Paulo já ter antecipado a paralisação, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) manteve o calendário e, por isso, deverá manter as atividades fechadas no dia.
Resultados corporativos
Em relação a divulgação de resultados corporativos, a Vale (VALE3) irá divulgar dados sobre a produção no período que vai de janeiro a março de 2021 na segunda-feira (19).
Já em relação ao início dos resultados do primeiro trimestre deste ano, Usiminas (USIM5) e Hypera (HYPE3) divulgam o balanço na sexta-feira (23).
Notícias Relacionadas