O Banco Central (BC) adiou o início da 2ª fase do open banking de 15 de julho para 13 de agosto deste ano em anúncio feito nesta quarta-feira (14).
“Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o BC decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do open banking, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento”, informou a autarquia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o BC informou ainda que o cronograma das demais fases do plano está mantido. A terceira fase do Open Banking começa em 30 de agosto.
“O Open Banking é uma medida de longo prazo e prioritária na Agenda BC#, que visa definir as condições para o sistema financeiro do futuro, mediante a criação de novos canais de comunicação e de acesso a serviços financeiros, de forma a garantir uma jornada digital para o consumidor que seja segura, ágil, efetiva e conveniente”, disse o BC na nota.
A autarquia afirmou que permanece “vigilante no processo de implementação, não economizando esforços para isso”.
Open banking terá segunda etapa “gradual”
A segunda etapa do sistema deve ser implementada de forma gradual, ao passo que contará com quatro ciclos e cada um durará cerca de duas semanas.
No primeiro ciclo, apenas 0,1% dos clientes do bancos poderá autorizar o compartilhamento de seus dados. Além disso, durante esse período, o sistema só estará funcionando em dias úteis das 8h às 18h.
Por sua vez, o segundo ciclo terá 0,5% dos clientes das instituições financeiras poderão optar pelo compartilhamento de dados.
Entenda o open banking
Open banking nada mais é do que um modelo de negócio que prevê o o compartilhamento das informações financeiras dos usuários, com a utilização dessas informações por instituições bancárias, fintechs e outras companhias do setor financeiro como se fosse um banco aberto.
Com informações do Estadão Conteúdo.