O leilão da oferta pública de aquisição (OPA) da Multiplus, realizada nesta segunda (1º), movimentou R$ 1.023.039.640. A Latam adquiriu 38,116.231 ações, a R$ 26,84, em 1.114 negócios.
O resultado é positivo, já que a Multiplus esperava conseguir um mínimo de 29 milhões de ações vendidas na OPA. Foram habilitadas 41.012.056 ações. Desse total, foram registradas 38.663.744 ações, em 1.863 ofertas.
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A operação foi lançada pela controladora, a Latam. O objetivo é cancelar o registro na B3 e retirar a empresa de rede de fidelidade do segmento Novo Mercado.
O edital da OPA se segue à concessão de registro pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) da oferta. A LATAM tinha inicialmente anunciado a operação em setembro de 2018. O leilão vai ocorrer no dia 1º de abril, e o preço por ação será de R$ 27,22 por ação da Multiplus.
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O edital indica que o preço fixado por cada ação é de R$ 26,84, após ajustes por pagamento de dividendos (de R$ 0,36 por ação) e juros sobre capital (R$ 0,02 por ação). O valor é superior a faixa de preço indicada na avaliação do banco Credit Suisse. Segundo o banco suíço, pela metodologia de fluxo de dividendos descontados, o preço deveria ser de R$ 15,99 por ação.
“No julgamento do Ofertante, conforme previsto no artigo 16, inciso I da Instrução CVM 361, o Preço da OPA é justo, pois o preço por ação é superior ao piso da faixa do preço por ação da companhia indicado pelo avaliador no laudo de avaliação”, aparece no edital.
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O objetivo da LATAM é comprar a totalidade das ações em circulação, que chegam a 44.030.136. Esses papeis representam 27,14% do capital da Multiplus. Além disso, a companhia aérea quer comprar também 26.552 ações de titularidade dos administradores. Dessa forma, o valor total movimentado pela OPA pode chegar a R$ 1,18 bilhão.
A Multiplus tem cerca de 20 milhões de clientes e um capital de giro bastante expressivo. A empresa de fidelidade é uma companhia rentável, com alto fluxo de caixa e bons pagamentos de dividendos.
O contrato de exclusividade entre a Multiplus e a LATAM estava em vigor desde 2010, com exclusividade de 15 anos. A companhia aérea possuía indiretamente cerca de 73% da empresa, e o restante é negociado no Novo Mercado B3 desde que ocorreu o IPO.
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