OPA da Multiplus é publicado: LATAM oferece R$ 26,84 por ação
O edital da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Multiplus foi disponibilizado nesta sexta-feira (01). A operação foi lançada pela controladora, a LATAM. O objetivo é cancelar o registro na B3 e retirar a empresa de rede de fidelidade do segmento Novo Mercado.
O edital da OPA se segue à concessão de registro pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) da oferta. A LATAM tinha inicialmente anunciado a operação em setembro de 2018. O leilão vai ocorrer no dia 1º de abril, e o preço por ação será de R$ 27,22 por ação da Multiplus.
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O edital indica que o preço fixado por cada ação é de R$ 26,84, após ajustes por pagamento de dividendos (de R$ 0,36 por ação) e juros sobre capital (R$ 0,02 por ação). O valor é superior a faixa de preço indicada na avaliação do banco Credit Suisse. Segundo o banco suíço, pela metodologia de fluxo de dividendos descontados, o preço deveria ser de R$ 15,99 por ação.
“No julgamento do Ofertante, conforme previsto no artigo 16, inciso I da Instrução CVM 361, o Preço da OPA é justo, pois o preço por ação é superior ao piso da faixa do preço por ação da companhia indicado pelo avaliador no laudo de avaliação”, aparece no edital.
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O objetivo da LATAM é comprar a totalidade das ações em circulação, que chegam a 44.030.136. Esses papeis representam 27,14% do capital da Multiplus. Além disso, a companhia aérea quer comprar também 26.552 ações de titularidade dos administradores. Dessa forma, o valor total movimentado pela OPA pode chegar a R$ 1,18 bilhão.
A Multiplus tem cerca de 20 milhões de clientes e um capital de giro bastante expressivo. A empresa de fidelidade é uma companhia rentável, com alto fluxo de caixa e bons pagamentos de dividendos.
O contrato de exclusividade entre a Multiplus e a LATAM estava em vigor desde 2010, com exclusividade de 15 anos. A companhia aérea possuía indiretamente cerca de 73% da empresa, e o restante é negociado no Novo Mercado B3 desde que ocorreu o IPO.
Anuncio da OPA em setembro
A LATAM anunciou a realização da OPA em setembro de 2018. O objetivo de recomprar as ações da Multiplus foi provocado pela perda de fatias de mercado da empresa de fidelidade. A companhia aérea decidiu administrar internamente o programa de pontos, sem renovar ou estender seu acordo operacional com a Multiplus após o fim de 2024.
Outras companhias aéreas no mundo reintegraram em suas operações os programas de fidelidade. Essa tendência tem como objetivo reduzir custos e melhorar as margens de operação das companhias aéreas. Isso em um momento de aumento de concorrência no segmento de programas de fidelidade, com a entrada no mercado de novos competidores.
Segundo a LATAM, o fato da Multiplus ter uma estrutura separada prejudica a execução operacional do negócio. Além disso, segundo a companhia aérea, o mercado de fidelidade está em rápido processo de mudança. E isso necessitaria de uma maior celeridade na tomada de decisões, que seria possível com a consolidação das duas empresas.