Onde investir em 2025: descubra quais setores devem se destacar
Após um 2024 conturbado para a bolsa brasileira, com uma queda de mais de 10% do Ibovespa, as perspectivas para este ano seguem desafiadoras. As projeções crescentes para o avanço da inflação, da taxa básica de juros e do dólar seguem pressionando o mercado e levantando dúvidas sobre onde investir em 2025.
A última edição do relatório Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (6), elevou novamente as projeções para a taxa Selic para este ano, desta vez para 15% ao ano. Há um mês, as estimativas apontavam para 13,50%. Já ao olhar para a inflação, a mediana das projeções para o IPCA de 2025 subiu pela 12ª semana consecutiva, de 4,96% para 4,99% – acima do teto da meta, de 4,50%.
Os números refletem as preocupações com o cenário fiscal brasileiro e com alguns fatores externos, como o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, que pode fortalecer o dólar ainda mais diante das principais moedas do mundo. Apesar do contexto desafiador, alguns setores da bolsa brasileira podem se destacar neste ano, especialmente aqueles que possuem receita em dólar.
“Mesmo em um ambiente de incertezas, é possível que o mercado apresente algumas oportunidades, principalmente se houver avanços no ajuste fiscal ou na agenda de reformas estruturantes, apesar da baixa probabilidade de que esses pontos se consolidem. No curto prazo, o mercado deve seguir sensível ao cenário político e fiscal”, explica Vinicius Romano, head de estratégia e produtos na Status Invest Assessoria de Investimentos.
Onde investir em 2025?
Exportadoras e commodities
Empresas exportadoras, especialmente aquelas dos setores de mineração e papel e celulose, podem ser grandes beneficiárias de um dólar mais alto. Algumas gigantes como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), por exemplo, já possuem grande exposição ao mercado externo e se destacam em cenários de desvalorização do real, dado que suas receitas são majoritariamente em moeda estrangeira.
“Empresas de mineração e do setor de papel e celulose podem se beneficiar do dólar mais alto e da demanda global por suas commodities”, explica Romano. Ele ressalta ainda que esses setores servem como uma espécie de proteção em momentos de incerteza local, devido à sua conexão com o mercado internacional.
Além disso, a demanda global por metais como o minério de ferro e o papel, usados em embalagens e outros produtos, deve permanecer robusta, garantindo fluxo de receita para essas empresas.
Energia elétrica
O setor de energia elétrica é conhecido por oferecer estabilidade mesmo em tempos de alta volatilidade, o que pode torná-lo estratégico dentro de um contexto de desafios.
“Empresas de energia com modelos de negócio mais previsíveis tendem a ser menos afetadas pela volatilidade econômica”, destaca o especialista, que atribui a resiliência do setor à sua alta previsibilidade de receita.
Adicionalmente, a transição para fontes de energia renovável no Brasil e no mundo pode criar novas oportunidades de crescimento para companhias que estão investindo em geração eólica e solar.
Agronegócio
Com o Brasil consolidado como um dos maiores exportadores de alimentos e insumos agrícolas do mundo, o setor do agronegócio segue promissor para 2025.
“O setor segue com perspectivas positivas, dado o papel estratégico do Brasil no mercado global de alimentos e insumos agrícolas”, afirma Romano.
Além da demanda externa, o avanço de tecnologias agrícolas tem melhorado a eficiência e a produtividade, fortalecendo ainda mais a posição competitiva do Brasil no mercado global.
Bancos e seguradoras
Mesmo em cenários de incerteza, bancos e seguradoras são pilares do mercado financeiro. “Com algumas exceções, bancos e seguradoras no Brasil possuem grandes vantagens competitivas, além de boas margens operacionais”, explica o especialista.
Embora o setor financeiro esteja sujeito às condições econômicas internas, a diversidade de produtos e serviços oferecidos por essas empresas pode ajudar a garantir resiliência e previsibilidade de resultados. Além disso, as instituições financeiras podem se beneficiar do cenário de alta dos juros.
Saiba mais sobre a Status Invest Assessoria
Quer mais dicas de onde investir em 2025? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato.