O conselho de administração da Oi (OIBR3) aprovou nesta terça-feira (06) a nova versão do plano de recuperação judicial da companhia e das suas subsidiárias Portugal Telecom International Finance e Oi Brasil Holdings Coöperatief. O processo está em curso perante a 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.
A primeira versão do plano de recuperação judicial da Oi foi apresentada em maio de 2023, e até julho daquele ano, a companhia esperava assinar um Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA, na sigla em inglês) com os credores.
Segundo a Oi, a nova versão do plano de recuperação judicial visa a equalização do passivo financeiro, além da reestruturação de créditos concursais da companhia. Para isso, a tele prevê a captação de recursos na forma de um empréstimo extraconcursal superprioritário, no valor de até US$ 650 milhões, sendo que a companhia está negociando um compromisso firme quanto a este montante.
Entre outras medidas citadas, a Oi destaca a potencial alienação e oneração de bens do ativo permanente (não circulante) das recuperandas, sob a forma de Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) ou não, incluindo a realização de processos competitivos para a alienação das UPIs ClientCo. e V.tal definidas na nova versão do plano de recuperação judicial.
A Oi prevê, também, a reestruturação dos créditos de fornecedores Take or Pay, em consonância com as negociações em andamento, em particular com empresas de Torres e Satélites, em busca de um acordo de suporte ao plano.
Oi (OIBR3) nomeia novo CEO
A Oi informou em fato relevante no mês passado que, em virtude do encerramento do mandato de dois anos do diretor-presidente Rodrigo Modesto de Abreu no fim de janeiro, o executivo e o conselho de administração tomaram a decisão, em comum acordo, de não renovar o mandato para o próximo período.
Para o cargo de CEO da Oi, o conselho de administração da companhia indicou Mateus Affonso Bandeira, que atualmente já participa da administração da empresa como membro independente do conselho de administração, onde liderava até então o Comitê de Gente, Nomeações e Governança.
“O Sr. Mateus Bandeira ingressa, assim, no corpo executivo da companhia, com o objetivo de dar continuidade e foco ao processo de transformação ora em curso, incluindo a finalização dos acordos necessários para a submissão do Plano de Recuperação Judicial a ser apresentado em Assembleia Geral de Credores e para que, em momento seguinte, apoie a seleção de um novo CEO para execução e implementação do referido plano no longo prazo“, diz a Oi.
Mateus Bandeira é também conselheiro da Vibra Energia (VBBR3), Intelbras (INTB3) e Marcopolo (POMO4), e já foi CEO da Falconi Consultoria e do Banrisul (BRSR6), tendo ainda desempenhado a função de Secretário de Estado do Governo do Rio Grande do Sul.
Desempenho das ações da Oi
No fechamento de segunda-feira (5), as ações da Oi (OIBR3) subiram 1,64%, a R$ 0,62, segundo o Status Invest.
Cotação OIBR3