O que fez a Ambev (ABEV3) fechar em queda hoje no Ibovespa?

A XP projeta que a Ambev (ABEV3) apresentará resultados não muito empolgantes no primeiro trimestre de 2024 (1T24), em parte devido aos desafios enfrentados nas regiões da América Latina Sul e do Canadá. A previsão dos analistas fez, na tarde desta sexta-feira (05), contribuiu para que as ações da Ambev caíssem 1,92%, cotadas a R$ 12,23. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo a XP, os volumes de Cerveja Brasil devem aumentar em 2,5%, enquanto que o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da operação deverá aumentar em 24% na base anual, beneficiando-se de menores custos.

Para o Brasil NAB, a casa projeta que a receita líquida da Ambev aumentará 10% em relação ao ano anterior, refletindo maiores volumes e preços. A margem Ebitda deverá aumentar 420 pontos base, apesar dos efeitos adversos do aumento do preço do açúcar.

Contudo, os resultados sólidos do Brasil não deverão ser suficientes para compensar os fracos resultados de LAS (América do Sul) e do Canadá. Os analistas projetam que a unidade no Canadá apresentará resultados fracos, refletindo uma indústria tímida, com uma diminuição na receita líquida de 6%, enquanto o Ebitda deverá diminuir 8%.

“Esperamos que o Ebitda ajustado consolidado da Ambev permaneça praticamente estável, enquanto que o lucro por ação da Ambev (LPA) deverá recuar perto de 10%, refletindo uma taxa de imposto mais elevada, apesar dos melhores resultados financeiros sequenciais devido a uma menor posição de hedge cambial na Argentina”, afirma a XP.

Na avaliação da research, o mercado estava otimista com os dados da indústria no Brasil, e os resultados “não muito animadores” devem causar uma reação negativa no preço das ações da Ambev.

Ambev e Vale são as novas apostas do BB-BI

A carteira de ações do BB-BI renovou suas cinco recomendações de ações para investir em abril, incluindo Vale (VALE3) e Ambev na lista.

No ano, os analistas do Banco do Brasil (BBAS3) que estruturam a Carteira 5+, de ações para investir em cada mês do ano, estão perdendo para o Ibovespa.

Enquanto a carteira de ações acumulou uma desvalorização de -6,5%, o Índice IBOV derreteu cerca de-4,5%, uma diferença de -2,0 ponto percentual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Esse resultado piorou ao longo do mês de março deste ano, visto que em fevereiro a Carteira capturava ganhos de +2,1%, superando o Índice Ibovespa, a +1%.

Recomendações para abril/24:

  • Ambev (ABEV3)
  • CCR (CCRO3)
  • Hypera (HYPE3)
  • Isa Cteep (TRPL4)
  • Vale (VALE3)

Para investir: as ações da Ambev estão “baratas”?

Os papéis da ABEV3 podem estar sendo negociados a um preço descontado. Após o resultado do 4º trimestre de 2023 na companhia ter revelado números de lucro líquido e EBITDA que não atingiram as projeções do mercado.

Segundo Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital, isso se reflete na sólida geração de fluxo de caixa livre e na robusta posição de caixa líquida da companhia de bebidas.

Aproximadamente 13,9x P/L para 2024E, está abaixo dos níveis históricos. Além disso, o preço-alvo médio é de R$ 15 por várias casas de análise e indica um potencial de valorização de mais de 17%.

No entanto, sobre a Ambev, o especialista ressalta que é importante ter cautela considerando os riscos operacionais e macroeconômicos atuais.

Desempenho anual das ações

Cotação ABEV3

Gráfico gerado em: 05/04/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno