O bolívar soberano será a única moeda da Venezuela na próxima semana
O bolívar soberano será a moeda oficial da Venezuela a partir da próxima quarta-feira (5).
O vice-presidente da Área Econômica da Venezuela, Tareck El Aissami, informou nesta sexta-feira (30) que o bolívar soberano substituirá o antigo bolívar forte.
Todas as notas de bolívar forte serão retiradas de circulação a partir da data de implementação da nova moeda. El Aissami informou a população em um pronunciamento na televisão.
A Venezuela concluiu a conversão monetária no último dia 20 de agosto, dando à nova divisa o nome de bolívar soberano. A nova moeda tem cinco zeros a menos que o bolívar forte.
Decisão de mudar de divisa foi tomada para fazer circular notas mais adequadas à hiperinflação registrada no país. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o índice de deve fechar o ano em 10.000.000%.
Saiba mais: Inflação da Venezuela será de 10.000.000% em 2019, diz FMI
Em seu pronunciamento, El Aissami explicou que os cidadãos poderão trocar as antigas moedas em agências dos diferentes bancos do país e nos escritórios do Banco Central entre segunda e quarta-feira.
“Depois da quarta-feira, a moeda anterior perece, desaparece e perde seu valor legal”, declarou El Aissami no discurso.
Desde agosto do ano passado as duas moedas já circulavam juntas na Venezuela. No entanto, as notas mais baixas tinham pouca aceitação e poder quase nulo de compra.