O Nubank (ROXO34) viu o perfil dos seus investidores mudarem no último ano. Segundo o IBGE, quase metade (48%) dos lares brasileiras atualmente são financeiramente geridos por mulheres.
No papel de principais responsáveis pelo sustento da casa e dos filhos, o posicionamento da mulheres no mercado de investimentos também se tornou mais relevante.
Segundo a análise da base de investidores do Nu, realizada entre 2023 e fevereiro de 2024, entre os investidores que declararam gênero e tem mais de R$ 100 investidos, 51% são mulheres.
Por outro lado, quando se olha para o total do montante investido, 62% do valor pertence aos homens, enquanto mulheres detém apenas cerca de 38% do patrimônio aplicado no banco digital. Apesar da diferença destoante, já é notado um avanço ante janeiro de 2023, quando a taxa de mulheres equivalia a 34%.
A CEO do Nubank no Brasil, Lívia Chanes, afirmou que a sua jornada feminina no mercado de investimentos. “Desde a nossa fundação, um dos valores do Nubank é desburocratizar o acesso aos serviços financeiros de qualidade, facilitando a vida dos nossos clientes. Fizemos o mesmo em investimentos, ao criar soluções intuitivas e eficientes para que todos pudessem iniciar a construção do seu patrimônio,” conta a executiva.
“Fico feliz em ver o aumento de mulheres buscando sua independência financeira e por escolherem o Nu para ser a porta de entrada nesse mundo”, disse a CEO do Nubank Brasil.
Como as mulheres investem?
Os dados observados no Nubank também são um reflexo de uma evolução no mercado. De acordo com um levantamento da B3 (B3SA3), o número de mulheres investidoras saltou 118% nos últimos anos:
- Em 2002, elas eram de 15.030 na Bolsa de Valores;
- Em 2021, esse número atingiu a marca histórica de 1 milhão de CPFs.
Mesmo com esse crescimento, ao analisar o perfil das investidoras do Nubank desde 2023, foi constatado que as mulheres ainda possuem portfólio menor e um perfil mais cauteloso em comparação aos homens, o que é esperado, considerando que muitas são novas entrantes nesse mercado, como demonstram os dados da B3. No Nu, cerca de 75% delas têm perfil conservador, enquanto apenas 35% dos homens se enquadram nesta categoria.
Os números demonstram uma diferença de perfil significativa, evidenciando que mulheres preferem investimentos mais seguros e estáveis. A escolha pode ser motivada pelo desejo de preservar o patrimônio, evitar riscos e, até mesmo, por muitas investidoras estarem iniciando sua jornada no mundo dos investimentos agora.
“Como mulher, fico muito feliz ao perceber o quanto pudemos contribuir para o empoderamento das mulheres no mundo dos investimentos à medida que criamos novas soluções e produtos transparentes, idealizados para dar autonomia e poder de escolha para cerca de 95 milhões de clientes na América Latina”, ressalta Livia.
Notícias Relacionadas