Em uma análise dos neobancos no México, o Bank of America destacou o Nubank (ROXO34) e o Mercado Pago, do Mercado Livre (MELI34), como as presenças mais fortes no país.
Atualmente, 15% da população mexicana, 19 milhões de pessoas, são usuários ativos dos novos bancos digitais, os neobancos.
A penetração dos bancos como Nu e Meli é semelhante à observada no Brasil em 2018, quando houve uma decolada do setor para 80% da população nos três anos seguintes (até 2021). Os níveis se estabilizaram neste patamar.
Com base nos dados da Sensor Tower, empresa de análise de mercado, os analistas do Bank of America comparam o cenário bancário atual com os “estágios iniciais da indústria de neobancos brasileira em 2018”, levando em conta essa relação de usuário.
“No entanto, observamos algumas diferenças, como um ritmo de crescimento mais lento e maior concentração [entre os bancos],” diz o relatório do BofA.
Crescimento do Nubank no México pode falhar na decolagem?
Na visão do BofA, o crescimento dos neobancos mexicanos parece estar falhando em decolar.
Apesar da expansão rápida inicial semelhante à brasileira, na comparação entre 2018 e 2020 os downloads mensais expandiram de 10 a 30% ano a ano. O volume é bem abaixo das taxas de crescimento vistas no Brasil entre 2018 e 2020, de 90 a 160% ao ano.
Além disso, no Brasil as opções no mercado eram maiores. Os dados do Sensor Tower rastrearam pelo menos nove neobancos com mais de 500 mil downloads por mês no Brasil até o final de 2019 (em comparação com apenas dois no México: Mercado Pago e Nubank).
Em números, a indústria bancária dos neobancos no México está da seguinte forma:
- Mercado Pago, com 6,9 milhões de usuários ativos mensais (+ cerca de 30% ao ano);
- Nubank, com 4,4 milhões de usuários ativos mensais (+ cerca de 60%);
- PayPal (3,4 milhões);
- Spin (1,2 milhão);
- Hey Banco (1,0 milhão).
Os analistas do BofA ainda destacam que a indústria mexicana parece ser “muito mais concentrada do que a brasileira”.
“Os três principais aplicativos concentram quase 80% dos usuários ativos mensais, em comparação com cerca de 50% no Brasil até o final de 2018 (atualmente em 60%)”, aponta o relatório.
Nu superou o Mercado Pago em downloads no segundo semestre de 2023
Ainda no México, o Nubank superou o Mercado Pago em termos de downloads mensais em março.
O Nu registrou cerca de 740 mil downloads em março (+ 90% ao ano), enquanto o Mercado Pago teve cerca de 690 mil (+ 15% ao ano).
Em janeiro deste ano, o Nu anunciou que havia conseguido superar a marca de 5,5 milhões de clientes no México.
Além disso, o “roxinho” já investiu cerca de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,21 bilhões na cotação de hoje) no país. Segundo o diretor geral do Nubank no México, Iván Canales, o aumento de investimento é um reflexo do compromisso de longo prazo do que o banco está firmando com o país latino-americano.
O movimento, de acordo com Canales, está alinhado à estratégia da holding que definiu o país como mercado prioritário para o Nubank em 2020.