Nubank (ROXO34) reverte prejuízo e tem lucro de US$ 224,9 mi no 2T23, acima das estimativas

O Nubank (ROXO34) divulgou nesta terça-feira (15) que obteve lucro líquido de US$ 224,9 milhões no segundo trimestre de 2023, revertendo prejuízo de US$ 29,9 milhões no mesmo intervalo do ano passado, considerando o resultado da holding, que inclui também as operações no México e Colômbia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325NUBR33-.jpg

O lucro ajustado do Nubank somou US$ 262,7 milhões, bem acima do resultado ajustado de US$ 17 milhões de um ano antes. O retorno do banco digital (ROE, em inglês) foi de 19% no segundo trimestre.

O resultado do lucro do Nubank no 2T23 superou média das estimativas dos analistas consultados pelo Broadcast (US$ 170,4 milhões). A expectativa da XP era de US$ 191 milhões de lucro para o resultado do Nubank no 2T23.

“O segundo trimestre do Nubank teve um sucesso operacional significativo”, disse ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o fundador e presidente do Nubank, David Vélez. O resultado foi impulsionado pelo aumento dos clientes e também pelas pessoas usando mais produtos do banco digital.

Entre abril e junho, foram adicionados 4,6 milhões de clientes. Ao final de julho, ou seja, após o segundo trimestre, a fintech ultrapassou a marca de 85 milhões de clientes globalmente e 80 milhões no Brasil. Segundo Vélez, são 1,5 milhão de novos clientes a cada mês, em média.

Com mais clientes e novos produtos, o Nubank registrou receitas de US$ 1,9 bilhão no segundo trimestre, um novo recorde histórico, o que representa um aumento de 60% em relação ao segundo trimestre de 2022, em base neutra de câmbio.

A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês), indicador monitorado de perto em bancos digitais, atingiu US$ 9,30, superando pela primeira vez a marca de US$ 9,00 e também acima da previsão dos analistas. O crescimento do Nubank nesse indicador foi de 18% em 12 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Nubank: foco está no ROE, diz Vélez

Em grupos mais maduros dentro do Nubank, o indicador já está em US$ 24 e nas safras dos clientes com três produtos está em US$ 35. Mas em grandes bancos supera US$ 40, o que evidencia o potencial de crescimento do ARPAC, ressalta o diretor financeiro do Nubank, Guilherme Lago. O executivo observa que não só os clientes estão usando novos produtos financeiros da fintech, mas também usando mais os mesmos produtos. “Esperamos que o ARPAC continue crescendo sim.”

Ao mesmo tempo, o custo médio por cliente ficou estável novamente, em US$ 0,80. O índice de eficiência da fintech, que reflete a alavancagem operacional, atingiu 35,4%, um dos melhores números da América Latina. A margem bruta aumentou em 42%.

Com a operação no Brasil mais madura, Vélez disse que o foco agora será o ROE da holding e não da operação brasileira. “É o jeito certo de olhar nossa operação”, disse ele. Operações do Nubank no México e Colômbia ainda precisam de muito investimento, ressaltou ele.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno