Até onde o Nubank (ROXO34) pode chegar com consignado do INSS?
Recentemente o Nubank (ROXO34) começou a oferecer empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A medida visa uma expansão ainda maior dentre nichos de clientes no Brasil – onde a fintech já ultrapassou gigantes como o Banco do Brasil (BBAS3) em termos de volume de clientes.
Segundo analistas do BTG Pactual, uma pesquisa recente mostrou que os entrevistados acreditam que as principais oportunidades de curto prazo para criar valor para os acionistas deverá decorrer do crédito consignado no Brasil.
“Aproximadamente 41% dos entrevistados identificaram o crédito consignado como a principal oportunidade, enquanto o Nubank por si só não vê uma contribuição significativa da carteira de folha de pagamento, esperando que ganhe mais força no futuro”, diz a casa.
“No entanto, existem grandes expectativas por parte dos investidores de que, uma vez que a gestão “aperte o botão” para acelerar o crescimento, ganhará quota de mercado significativa. Isso provavelmente acontecerá (apareça no resultados) de forma mais significativa no 2024”, completa.
Atualmente a recomendação do BTG para as ações do Nubank é neutra, com preço-alvo de US$ 9,50, ao passo que os papéis da fintech são negociados a pouco acima dos US$ 8 na NYSE.
Como parte da evolução do NuConsignado, o banco digital informou que iniciou testes de portabilidade para parte de sua base de clientes servidores públicos federais.
“Assim, caso já possuam contrato de empréstimo consignado ativo com outra instituição, esses usuários poderão realizar toda a portabilidade processo para o NuConsignado pelo app. Segundo o comunicado, os mesmos testes serão realizados com aposentados e pensionistas do INSS em breve”, observa o BTG.
Entenda o consignado do Nubank
Conforme comunicado pelo Nubank, o novo produto de crédito consignado no Brasil consiste em uma funcionalidade em que aposentados e pensionistas beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem contratar o “NuConsignado” digitalmente pelo aplicativo.
A oferta é uma extensão da produto para servidores públicos federais lançado em março e será implementada gradativamente para clientes qualificados nos próximos meses.
A empresa afirmou que sua entrada neste nicho faz parte de sua estratégia contínua de expansão operações de crédito de baixo risco este ano, reduzindo complexidades e repassando ganhos de eficiência para seus clientes.
O produto é lançado com taxas de juros competitivas, a partir de 1,35% ao mês (equivalente a 17,5% a.a.), valor bem inferior ao recentemente anunciado limite de taxa de juros de 1,84% ao mês e os atuais 24% taxa de juros média anual cobrada pelo setor bancário.
“Aproveitando o seu posicionamento estratégico, o Nubank pretende contribuir para a evolução do mercado de crédito consignado por meio de sua abordagem digital, permitindo taxas competitivas e conveniência”, diz o BTG sobre o produto.