O Nubank (ROXO34) comunicou que, como parte de uma iniciativa de combate a golpes, comprou diversos domínios digitais (URLs) que a companhia considerou que poderiam ser utilizados para confundir usuários e realizar golpes.
Juntamente com a medida, o Nubank lançou seu próprio portal de segurança – para o qual as URLs compradas redirecionarão os usuários.
A medida vem em meio a diversos alerta da fintech sobre golpes. Por causa da extensa base de clientes pessoa física, o banco tem sofrido com problemas de segurança nos meses recentes.
“Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta”, afirma Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.
“Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são – e que poderiam ser usados de forma maliciosa – e os redirecionamos para o site, um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes”, explica.
Entre as URLs compradas estão, por exemplo, nubankbrasil, nubank, nubanks e wwwnubank.
A companhia realizou esforços de divulgação no âmbito da campanha, com veiculação nas mídias sociais e contratação de influenciadores e outras ações de marketing.
A campanha foi ‘batizada’ de #PareceMasNãoÉoNubank, e inclui orientações relacionadas a temas como:
- Quais são as táticas mais comuns entre os golpistas
- Como eles podem usar a marca Nubank para enganar as pessoas
- Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank
- Como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank
- Como reconhecer os perfis legítimos da empresa na internet
Nubank segue com canal de denúncias
“As táticas de engenharia social, que nada mais são do que formas de manipular as vítimas psicologicamente para induzi-las a tomar ações que no fim das contas as prejudicam, são cada vez mais comuns em toda a indústria financeira. Isso porque os fraudadores têm encontrado dificuldades em burlar os sistemas de defesa das instituições, que vêm se tornando ainda mais sofisticados”, afirma Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente-geral de prevenção a fraude do Nubank.
“Entre essas táticas, está a da falsa central de atendimento, em que as potenciais vítimas são abordadas em diferentes canais por pessoas e perfis que se fazem passar pelas instituições. Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize”, completa.
Além da campanha, o banco digital segue com seu canal de denúncias que permite que qualquer pessoa, cliente ou não do Nubank – de forma anônima ou pública – possa comunicar a instituição sobre tentativas de golpes e casos de má utilização da marca por terceiros.