Lançadas em meados de 2022, as caixinhas do Nubank (ROXO34) tiveram uma ascensão dentre a base de usuários da fintech – saindo de 2,1 milhões caixinhas ativas em setembro de 2022 para 16,6 milhões no fim de 2023 conforme dados divulgados pelo Data Nubank nesta quinta-feira (27).
Apesar de ser um recurso simples e prático – e associado à reserva de emergência – as caixinhas do Nubank não são necessariamente um produto para um público específico.
Segundo Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank, “a caixinha não é necessariamente um produto de baixa renda”.
Além disso, acrescenta que o comportamento ‘surpreendentemente’ é muito semelhante em todas as faixa de renda, com a reserva de emergência sendo a predileção tanto para quem tem renda mensal até R$ 1 mil quanto quem tem mais de R$ 5 mil.
“Eu esperava uma disparidade maior em termos de alocação por faixa de renda, mas é interessante ver é que independentemente da faixa de renda, há a cultura de guardar dinheiro para reserva de emergência”, comenta.
Além disso, Nogueira aponta que as caixinhas são relevantes para sanar uma dor relevante dos clientes do Nubank – aumentar o limite do cartão de crédito.
Conforme o gráfico do Data Nubank, o “Nu Limite Garantido” é o segundo ‘motivo’ mais utilizado para as caixinhas.
Se trata de uma funcionalidade em que o cliente aloca dinheiro na caixinha e o limite do cartão de crédito é elevado em igual proporção – um cliente com R$ 2 mil de limite passaria a ter R$ 2.500 de limite caso investisse R$ 500 nessa modalidade da caixinha, por exemplo.
Caso o cliente saque o dinheiro dessa caixinha, o limite do cartão de crédito é reajustado imediatamente.
Caixinha do Nubank também serve como ‘trampolim’ para investimentos
Dados do Data Nubank também mostram que as caixinhas são os primeiros passos dos clientes do banco digital para posteriormente realizarem mais investimentos e em outras modalidades.
“As caixinhas são um trampolim para os investimentos. Pelo menos 70% dos clientes, e esse númerio tem crescido, começam a investir pela caixinha. É o começo da vida financeira, de investimento. São hipóteses, mas esses cliente usam as caixinhas, entendem e gostam do processo de investimento, e a partir daí eles começam a ter mais interesse e ter outras coisas, começam a ver que tem uma gama de outros produtos que podem melhorar sua saúde financeira“, explica a gerente de políticas públicas da fintech.
Esse cenário corrobora a filosofia do banco de ser o ‘primeiro passo’ dos clientes em vários sentidos. No levantamento, consta que nos últimos cinco anos a companhia viabilizou o primeiro cartão de crédito para 20,7 milhões de brasileiros.
O levantamento mostra que, dentre esses clientes – chamados de Nu First – o volume de adesão às caixinhas também cresceu.
Em setembro de 2022 eram 600 mil destes utilizando as caixinhas do Nubank, ao passo que foram 4,8 milhões no final de 2023.