Ícone do site Suno Notícias

Nubank (ROXO34) introduz alerta sobre Pix para casa de apostas

Nubank (ROXO34)

Nubank (ROXO34). Foto: Divulgação

O Nubank (ROXO34) introduziu um alerta em seu aplicativo para clientes que realizam transferências via Pix para casas de apostas.

A medida tem como objetivo fazer com que os usuários reconsiderem usar seu dinheiro em apostas e, em vez disso, optem por investimentos oferecidos pelo banco digital.

A funcionalidade identifica automaticamente transferências destinadas a casas de apostas e exibe uma mensagem antes da conclusão da transação. O alerta questiona: “Essa transferência é para uma casa de apostas?”.

Caso o cliente confirme, outra mensagem surge com a sugestão: “Que tal guardar esse dinheiro? Alguns desses jogos são legalizados no Brasil, porém não há garantias de ganho. Guardando esse dinheiro, em vez de apostar, você tem certeza de que ele vai render sem preocupação.”

O usuário pode optar por seguir com o pagamento, cancelá-lo ou redirecionar o valor para um investimento.

A iniciativa do ROXO34 ocorre em um contexto onde o impacto das apostas online na economia brasileira tem sido amplamente debatido. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 1,3 milhão de brasileiros ficaram inadimplentes devido às apostas em 2024. Um estudo da Serasa também aponta que 57% dos endividados que apostam online não estavam nessa situação antes de iniciar as apostas.

A medida, no entanto, gerou forte repercussão entre entidades do setor. A Associação Internacional de Gaming (Aigaming), a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) e a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) publicaram uma carta aberta de repúdio ao Nubank.

No documento, as associações acusam o banco de ferir princípios de liberdade econômica e isonomia, alegando que o alerta extrapola o papel de uma instituição financeira regulamentada.

Elas questionam por que o Nubank não aplica notificações similares para compras de produtos como álcool e cigarro, que também podem causar dependência e prejuízos à saúde.

O banco digital, em nota, afirmou que realiza testes frequentes para melhorar a experiência de seus clientes e que quaisquer novidades ou atualizações serão anunciadas no momento oportuno.

“No Nubank, estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar a experiência dos nossos clientes. Realizamos com frequência testes de novos produtos e soluções para uma pequena parcela da base de usuários. Quaisquer novidades ou atualizações serão compartilhadas no momento oportuno”, afirmou a fintech.

Sair da versão mobile