Após lançar seu novo cartão de crédito, o Ultravioleta, o Nubank passou a receber uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Em muitos dos casos, o desapontamento ocorre em função dos critérios para a adesão do cartão.
O cartão será gratuito para quem tem uma média mensal de gastos de R$ 5 mil com a função crédito ou então R$ 150 mil investidos no Nubank ou Easynvest. Caso contrário, existirá uma mensalidade de R$ 49, cobrada automaticamente na fatura do cartão.
Para usuários nas redes sociais, a nova campanha é elitista e contraria a própria base de clientes que, na visão de alguns deles, não possui renda nem fluxo de dinheiro que se encaixe os parâmetros definidos.
Um dos usuários, em resposta a uma publicação da fintech no Twitter, disse que não há porque “romantizar” o lançamento do Ultravioleta.
Não entendo essa romantização com cartão. No fim do dia continua sendo um banco, que vai dar os ”benefícios” só para quem tem grana.
(e mesmo assim, tá fraco em benefícios esse cartão)— L_col (@LLu75952800) July 6, 2021
Outros usuários da rede social disseram que tinham outras expectivas para o evento. Um deles comentou que esperava um seguro para automóveis ou residencial, ou então a integração da corretora Easynvest direto no aplicativo do banco. “Isso sim seria novidade para mim. Foi mais perfumaria, mesmo.”
Comparações com outras instituições com propostas similares também não faltaram. Foram citados benefícios do C6 Bank, banQi (conta digital da Via (VVAR3)), PagSeguro e Next, do Bradesco (BBDC4). Alguns deles não possuem qualquer custo.
Nubank diz querer mudar mercado de cartões de crédito
No evento da última terça, o banco digital explicou a proposta por trás do Ultravioleta. “O modelo atual está ultrapassado. O cartão de crédito deve funcionar para o cliente, não o contrário”, disse Cristina Junqueira, cofundadora da fintech.
“É uma ferramenta para permitir que eles sejam as suas melhores versões e os protagonistas das suas vidas financeiras”, comenta.
Em comunicado, o Nubank afirma que o novo cartão ajuda a reforçar seu portfólio de produtos, já que se encontra em um estágio de desenvolvimento maduro, “em que se firmou como maior banco digital do mundo e expandiu sua oferta de soluções” ao completar oito anos.
“O Nubank nasceu revolucionando o mundo financeiro ao oferecer produtos mais acessíveis, sem tarifas abusivas, além de um atendimento eficiente e humanizado. (…) E agora estamos começando também uma revolução dos produtos premium.”