O Nubank (NUBR33) anunciou o lançamento de uma plataforma de segurança para ajudar clientes vítimas de golpes e fraudes.
Central de segurança SOS Nu foi desenvolvida pelo Nubank em meio ao aumento de invasões de contas bancárias após roubos de celulares no Brasil.
A plataforma detalha quais passos devem ser seguidos em situações adversas e de comprometimento de dados pessoais.
Para conhecer melhor a ferramenta, basta acessar o site:
A SOS Nu disponibilizará informações sobre fraudes envolvendo perda de senha, boletos falsos, cartões clonados, golpes de Pix e WhatsApp, roubos de celular, entre outros.
Além disso, reforça como prioridade realizar boletim de ocorrência e entrar em contato com o Nubank para notificar eventuais casos.
“O SOS Nu chega para ser uma ferramenta de utilidade pública necessária no combate ao problema de segurança pública que temos no Brasil. Iremos constantemente atualizar esse conteúdo para que milhões de pessoas, e não apenas nossos clientes, tenham acesso a uma central única sobre o tema, e possam assim evitar serem vítimas de ações criminosas”, diz Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil.
Nubank lidera entre reclamações
O Nubank lidera a lista de reclamações de invasões de contas bancárias após roubos e furtos de celulares, segundo dados do portal ReclameAqui. Confira:
- Nubank: 299 reclamações
- Mercado Pago: 270
- PicPay: 128
Juntas, as três instituições financeiras somam 54% das reclamações dos primeiros seis meses de 2022.
De acordo com o portal de reclamações, o problema de invasão de conta em celular roubado é crescente: em janeiro, a plataforma recebeu 160 reclamações do tipo.
Em maio, o número atingiu um pico de 296 queixas, representando alta de 85%. Em junho, foram 245 registros.
Como evitar ser vítima
Para evitar ser vítima deste crime, é recomendável bloquear a tela do smartphone, usando padrões seguros e pouco óbvios.
Além disso, não se deve anotar senhas ou informações sigilosas em aplicativos de notas sem nenhum tipo de segurança e sempre optar por opções de verificação em duas etapas, quando ofertadas por aplicativos e sistemas.
Também é interessante manter informações importantes em backups físicos ou, ainda, separados em endereços de e-mail não utilizados no celular.
Veja instruções do Nubank
Segundo a nova plataforma, clientes no Nubank devem seguir o seguinte caminho no caso de adversidades envolvendo cartões:
- No aplicativo do Nubank, clique em “Cartão de crédito”
- Depois, vá para “Meus cartões” e selecione o cartão em questão
Para cartão físico:
- Clique em “Bloquear”, no botão que fica junto ao ícone de cadeado, e pronto
- Não deixe de entrar em contato com a área de atendimento do Nubank para cancelar o cartão atual e emitir uma nova via. Você pode fazer isso pelo chat, e-mail (meajuda@nubank.com.br) ou telefone (0800 608 6236)
Se for um cartão virtual:
- Também clique em “Bloquear”, no botão que fica junto ao ícone de cadeado
- Se desejar, você pode solicitar um novo cartão virtual imediatamente pelo app do Nubank
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