O Nubank (NUBR33) acaba de lançar o NuPay, solução de pagamento online que deve facilitar e potencializar compras de e-commerce feitas pelo aplicativo do banco.
Pelo NuPay, o pagamento pode ser feito via débito em conta ou parcelamento sem juros e oferecerá limites adicionais aos já disponíveis no cartão de crédito do Nubank.
O novo serviço deve incrementar o dinamismo e o poder de compra dos consumidores, e beneficiar os lojistas de um modo geral, segundo o Nubank.
Há maior atratividade para recorrência no uso, já que o serviço deve se assemelhar ao Apple Pay e ao Google Pay, por exemplo – ferramentar de pagamento instantâneo e por aproximação com o celular.
“O e-commerce é o setor que cresce mais rapidamente no país hoje e, ainda assim, a experiência de compra online no Brasil é complexa, ineficiente e cara para compradores e vendedores”, disse Livia Chanes, vice-presidente de produto do Nubank, ao Valor Econômico.
“As taxas de abandono de checkout chegam a quase 50% por conta da quantidade de etapas que os consumidores precisam passar e do receio de compartilhar seus dados de cartão. O Brasil representa mais de 45% dos casos de fraude no mundo e um em cada seis brasileiros já teve o cartão clonado”, segue.
Os lojistas poderão simplificar os processos operacionais com a adesão ao serviço, e o Nubank também oferece liquidação da transação já no dia seguinte.
Outro ponto de atratividade deve ser a redução de custos, já que intermediários de pagamento tendem a encarecer o serviço e cobrar taxas.
Segundo o banco digital, atualmente o NuPay está disponível nos checkouts de parceiros selecionados como Consul, Positivo (POSI3), Baw Clothing, Madesa Móveis e na Lojinha do Nubank.
A partir de agora, o foco é expandir a oferta para grandes varejistas nos próximos meses. A solução pode ser integrada diretamente nas plataformas de e-commerce parceiras ou via API e outros sistemas de varejo.
Nos últimos meses a fintech já havia sinalizado interesse em incrementar a sua presença em meios de pagamentos digitais com a aquisição da Spin Pay, plataforma de pagamentos instantâneos que oferece pagamentos por Pix e suporte ao varejo eletrônico.
A ferramenta agora se chama NuPay for Business, e será responsável por auxiliar na integração da infraestrutura do NuPay com as grandes plataformas de e-commerce.
Nubank ganha concorrente europeu em solo brasileiro
O banco digital mais popular da Europa, o Revolut, que já é concorrente direto do roxinho no quesito fintech mais valiosa do mundo chega ao Brasil.
A fintech europeia já opera em 35 países e espera que o mercado brasileiro fique entre os cinco maiores da instituição.
O banco digital tem mais de 18 milhões de clientes no mundo e na última rodada de investimentos foi avaliado em US$ 33 bilhões. O Revolut disputa com a fintech brasileira o posto de banco digital mais valioso do mundo.
O Nubank havia sido avaliado, antes da abertura de capital, em US$ 30 bilhões, no início das negociações dos papéis atingiu US$ 41,5 bilhões e agora está com o valor de mercado em torno de US$ 37 bilhões.
Está à frente da operação no Brasil Glauber Mota, um dos responsáveis pela criação do banco digital do BTG Pactual (BPAC11).
“O Brasil é o maior mercado da América Latina e uma prioridade estratégica para a expansão internacional do Revolut. Com sua vasta experiência nos setores financeiros e um excelente track-record, estamos satisfeitos por Glauber se juntar ao Revolut e nos ajudar em nossa missão de criar o primeiro superapp financeiro verdadeiramente global”, disse em nota o CEO e cofundador do Revolut, Nik Storonsky.
O Revolut não investe muito em marketing e aposta na experiência dos clientes, o conhecido ‘boca a boca’ para crescer, assim como o Nubank. Mas talvez mude a estratégia no Brasil para se tornar uma marca conhecida.