O Nubank (NUBR33) foi eleito a marca mais forte do Brasil em 2022, pela WPP. A classificação utiliza como parâmetro a influência da empresa sobre o público e outras companhias do segmento.
O ranking é elaborado pela TM20 Branding e divulgado anualmente em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro. A TM20 Branding entrevistou 16 mil consumidores entre outubro e dezembro de 2021. Depois do Nubank, aparece a marca Tramotina e em seguida o Ifood.
Em nota, o Chief Marketing Officer (CMO) do Nubank, Arturo Nuñez, celebrou o primeiro lugar e disse que essa conquista é resultado do foco no consumidor.
“Essa conquista vem do nosso foco no consumidor. Em tudo o que fazemos, colocamos nosso cliente no centro. E não tem nada mais poderoso do que seus clientes contarem para as pessoas sobre suas boas experiências”, afirmou Nunez por nota.
De acordo com a revista, que é responsável pela divulgação do prêmio no Brasil, a avaliação da força da marca é feita com base em quatro pilares: diferenciação, relevância, estima e conhecimento. A diferenciação é o que destaca a marca da concorrência, a relevância representa a percepção do consumidor, a estima reflete a capacidade de atender as expectativas dos clientes e o conhecimento é a transmissão do que a marca representa.
Além do Nubank, veja 10 marcas mais forte dos Brasil
O ranking da WPP com as 10 marcas mais forte do Brasil tem como nota máxima 100 pontos.
- Nubank: 100 pontos
- Tramontina: 99 pontos
- Ifood: 98 pontos
- O Boticário: 98 pontos
- Americanas (AMER3): 98 pontos
- Magazine Luiza (MGLU3): 97 pontos
- Natura (NTCO3): 97 pontos
- Sebrae: 97 pontos
- Cacau Show: 97 pontos
- Brastemp: 95 pontos
O fundador da consultoria TM20 branding, Eduardo Tomiya, louva o feito da fintech, lembrando que, “em geral, as pessoas têm uma certa aversão aos bancos, mas o Nubank conseguiu criar um vínculo emocional com seus clientes”.