Nubank (NUBR33) lidera queixas em casos de contas invadidas em celular roubado

O Nubank (NUBR33) lidera a lista de reclamações de invasões de contas bancárias após roubos de celulares, segundo levantamento do ReclameAqui. Outros bancos digitais encabeçam a lista, confira os bancos com mais reclamações deste tipo no primeiro semestre de 2022:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

  • Nubank: 299 reclamações
  • Mercado Pago: 270
  • PicPay: 128

Juntas, as três instituições correspondem a 54% das reclamações nos primeiros seis meses deste ano. Além da invasão e uso indevido das contas, os clientes reclamam da demora em obter seu dinheiro de volta e em receber uma resposta do banco.

De acordo com o ReclameAqui, o problema de invasão de conta em celular roubado é crescente. Em janeiro, plataforma recebeu 160 reclamações para bancos e meios de pagamento, e o número atingiu um pico em maio, com 296 reclamações. Isso representa uma alta de 85% em cinco meses. Em junho, foram 245 registros.

“O segmento bancário é aquele que mais investe em tecnologias voltadas à segurança, e isso não é de hoje, são muitas décadas de investimentos. Contudo, não há tecnologia que seja capaz de assegurar proteção contra posturas pouco seguras no uso de um smartphone, ou de mecanismos menos seguros oferecidos pelas próprias instituições financeiras”, diz Diego Campos, executivo do site de reclamações, em nota enviada ao Valor Investe.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Veja como evitar invasão de conta

Para evitar ser vítima deste crime, é recomendável bloquear a tela do smartphone, usando padrões seguros e pouco óbvios. Além disso, não se deve anotar senhas ou informações sigilosas em aplicativos de notas sem nenhum tipo de segurança.

Em resposta enviada ao Valor, a Zetta – associação que reúne Nubank, Mercado Pago e outras fintechs – declarou que as empresas fazem uso intensivo de tecnologias inovadoras para prevenir crimes. Entre elas estão o reconhecimento facial para validação de identidade e prova de vida, assim como modelos de inteligência artificial.

A entidade que representa o Nubank e outros bancos defende que a criminalidade no setor é reflexo do desafio de segurança nacional, que depende da colaboração de vários agentes públicos e privados de vários setores, incluindo fabricantes de smartphones, empresas de telefonia e autoridades policiais.

Em nota enviada ao Suno Notícias, o Nubank Nubank diz que a fintech é a que possui menos reclamações no BC.

Veja na íntegra:

“Os clientes são o centro do Nubank. A empresa oferece um serviço personalizado e atua para solucionar as adversidades de forma ágil e inovadora inclusive questões relacionadas a fraudes e golpes juntos aos clientes. A empresa não foi procurada pelo Reclame AQUI e ressalta que a metodologia da entidade não leva em conta o número total de clientes ativos. O Nubank é a fintech com menos reclamações junto ao Banco Central, de acordo com o ranking do regulador, que leva em consideração 15 instituições bancárias tradicionais e principais fintechs”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno