Nubank (NUBR33): Dinheiro ‘sumiu’ da Caixinha? Entenda o motivo
Anunciada em julho, a Caixinha do Nubank (NUBR33) teve adesão de diversos correntistas que optaram por poupar dinheiro investindo com a modalidade. Contudo, sendo uma novidade para os usuários do banco, queixas têm ocorrido nas redes sociais e sites de reclamação alegando problemas na visualização do saldo ou na realização do resgate do dinheiro.
Como exemplo, um usuário relatou, em sua conta no Twitter, ter testado o investimento na caixinha do Nubank colocando cerca de R$ 100. Ao não conseguir usar o botão de resgate de imediato, optou por excluir a caixinha. Os R$ 100 sumiram em vez de retornarem ao saldo da conta.
fui testar a feature de caixinhas do @nubank. botei 100 reais “resgate imediato” na caixinha “reserva de emergencia” e o botão de resgate simplesmente tava travado 🙃🙃🙃 aí exclui a caixinha e os 100 reais simplesmente DESAPARECERAM
— jovem do reggae (@metapraxe) September 2, 2022
Em seguida, o usuário mostrou que o atendimento online via chat conseguiu ‘recuperar’ o dinheiro da caixinha do Nubank, mas somente após o contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa.
Outros usuários também contaram que o dinheiro da caixinha sumiu em contextos diferentes. Apesar de os valores terem sido devolvidos, também foi necessário o contato com o serviço de atendimento ao cliente do Nubank.
“Alguns amigos meus estão com problemas numa tal de ‘caixinha’ do @Nubank, pois ela sumiu na nova atualização do app. Alguém sabe o que aconteceu?”, escreveu um usuário no seu Twitter.
coe pessoal, amigos meus tão com problema numa tal de “caixinha” do @nubank , e ela sumiu na nova atualização do app. alguém sabe o que aconteceu?
— Seu Ilha (@SeuIlha) September 15, 2022
Em alguns casos, o problema pode ter ocorrido por causa de instabilidade. Nas primeiras semanas de setembro, em algumas postagens no ReclameAQUI, a empresa respondeu que passou por instabilidade em seus sistemas, provocando algumas falhas na hora de visualizar o dinheiro depositado na caixinha.
“Explicamos que passamos por uma breve instabilidade, menos de 1 hora, na visualização das Caixinhas pelo app. Assim que notamos, nossa equipe trabalhou rapidamente para regularizar. Mas fique tranquilo, isto não alterou em nada os valores guardados e a sua rentabilidade”, disse o banco, em resposta a um usuário que reivindicou um aporte que havia ‘sumido’ da sua conta.
Além disso, outros problemas com a Caixinha do Nubank são operacionais, ou tiveram a ver com alguma funcionalidade que foi mal compreendida pelo correntista.
O investimento na caixinha, conforme explicado pelo próprio banco em comunicado, não disponibiliza o valor resgatado de imediato. Por exemplo: se você tiver guardado R$ 1 mil e desejar sacar esse valor em uma sexta à noite, pode ter o valor em mãos somente na segunda pela manhã.
Isso porque o banco prevê até um dia útil para liquidação.
“Esses produtos possuem baixo risco e alta liquidez, ou seja, você pode resgatá-los quando precisar, e os valores ficam disponíveis na sua conta em até um dia útil”, disse o Nubank, ao anunciar a novidade em meados de julho.
Por fim, alguns casos podem apresentar problemas em virtude de uma confusão na hora de visualizar o investimento em si.
Dentro do aplicativo do Nubank, a caixinha fica dentro da aba de planejamento, junto com outros dados de outros aportes em outros ativos. Deste modo, alguns usuários podem ter tido problemas simplesmente por não encontrarem o saldo do aporte dentro do app.
“Para visualizar as Caixinhas e realizar as movimentações, no seu aplicativo, você precisa clicar no ícone Planejamento Cifrão $. Lá se encontram todos os dados relacionados à investimentos, seguros, etc, assim poderá visualizar e movimentar”, explicou o banco, em resposta a outro usuário.
Em resposta à reportagem, o Nubank relatou que os casos mencionados foram pontuais e rapidamente solucionados.
“Os recursos financeiros dos clientes estão investidos e disponíveis. Na primeira semana de setembro, uma semana após anunciar a disponibilidade das Caixinhas para toda a sua base de usuários no Brasil, o Nubank chegou à marca de mais de 1,7 milhão de clientes ativos que aderiram ao recurso de organização e planejamento financeiro, com mais de 2,2 milhões de Caixinhas criadas. Em caso de dúvidas, os canais de atendimento ao cliente estão disponíveis 24 horas por dia para informações”, disse o banco digital, em nota enviada ao Suno Notícias.
Entenda como funciona a Caixinha do Nubank
Anunciada em julho, a funcionalidade prevê ‘caixinhas’ separadas por objetivo, para que o correntista consiga realizar um aporte visando um objetivo – como uma viagem, ou um carro novo.
A ‘meta’ da modalidade de aporte na fintech é bater o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) desde o primeiro depósito e dar estimativas de quanto tempo será possível alcançar a meta com um determinado aporte frequente.
Os investimentos da caixinha são pré-selecionados com base no perfil do investidor, mas são centrados em ativos de alta liquidez do próprio Nubank:
- RDB (Recibo de Depósito Bancário) do Nubank, um título de renda fixa privado que rende 100% do CDI
- Fundo Nu Reserva Imediata, um produto do próprio banco que mescla títulos de renda fixa
“Já fazia bastante tempo que nossos clientes nos pediam uma solução para guardar e separar dinheiro. Então, começamos a desenvolver a ideia até chegarmos a este modelo”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, em comunicado, à época.
O serviço do Nubank, vale destacar, é similar, por exemplo, ao de concorrentes como Neon (fintech controlada pelo Banco Votorantim) que oferece investimentos no CDI ou CDB e possibilita ao correntista visualizar o tempo que demorará para alcançar uma determinada meta.