O Nubank (NUBR33) deu mais um passo para ampliar sua atuação na Colômbia, onde ao final do primeiro trimestre tinha 1 milhão de pessoas em uma lista de espera interessados em ter o cartão da fintech. O banco digital entrou com pedido ao regulador colombiano de uma licença para criar uma financeira.
O Nu, como é chamado na Colômbia, já atua no país vizinho desde 2020 e fechou o primeiro trimestre com 200 mil clientes por lá.
Recentemente, o banco digital recebeu uma linha de crédito de US$ 650 milhões de quatro bancos – Morgan Stanley, Citi, Goldman Sachs e HSBC – para investir em suas operações na Colômbia e no México.
O dinheiro será usado em tecnologia, contratações, busca de clientes e desenvolvimento de produtos.
Nubank: Entenda tudo sobre a ‘Caixinha’, novidade do banco digital
O Nubank lançou, nesta segunda-feira (12), a caixinha, ferramenta permitirá aos clientes organizar suas finanças por meio de contas de investimento no aplicativo.
A caixinha do Nubank deve servir como uma forma de o cliente separar seu dinheiro em forma de metas – com investimentos líquidos para a reserva de emergência ou objetivos que podem exigir um saque mais rápido, e investimentos menos líquidos para objetivos mais longos, como a aquisição de um bem ou uma viagem.
A ‘meta’ da modalidade de aporte na fintech é bater o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) desde o primeiro depósito. Contudo, por ora, são somente dois ativos disponíveis para rentabilizar o dinheiro da caixinha:
- O RDB (Recibo de Depósito Bancário) do Nubank, um título de renda fixa privado que rende 100% do CDI;
- Fundo Nu Reserva Imediata, um produto do próprio banco que mescla títulos de renda fixa.
“Na prática, você poderá criar e personalizar várias Caixinhas direto no app do Nubank. Também poderá dar nome e selecionar uma foto para as suas Caixinhas, deixando-as com a sua cara. Além disso, elas contam com possibilidades de investimentos pré-sugeridas de acordo com seus objetivos e perfil, com opções que incluem RDBs rendendo 100% do CDI e um fundo com potencial de superar o CDI ao longo do tempo”, explica o banco.
Basicamente, o cliente definirá seus objetivos por caixinha (como “reformar a casa” ou “viajar para Buenos Aires”) e o banco digital atuará recomendando um investimento para aquele determinado fim. O cliente pode criar quantas caixinhas quiser.
A estimativa do Nubank é que as caixinhas devem atingir a totalidade dos clientes com acesso à conta do banco digital até o fim do mês de setembro.
O serviço é similar ao de outras fintechs, como o Neon (controlado pelo Banco Votorantim) que oferece investimentos no CDI ou CDB e dá ao correntista a possibilidade de configurar um objetivo e uma meta de dinheiro acumulado.
Com esse dado, o banco digital mostra quanto tempo o investimento demorará para chegar na meta com base nos aportes mensais que foram estimados pelo correntista.
“Já fazia bastante tempo que nossos clientes nos pediam uma solução para guardar e separar dinheiro. Então, começamos a desenvolver a ideia até chegarmos a este modelo”, disse Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, em comunicado.
(Com informações do Estadão Conteúdo)