Após a maioria dos grandes bancos brasileiros confirmarem a entrada no programa do governo federal de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil, nesta quarta-feira (19), o Nubank (NUBR33) anunciou que também participará do programa.
Em comunicado divulgado à imprensa, o banco digital disse que aderiu à iniciativa depois de concluir a análise técnica dos requisitos já disponíveis do programa do governo: “O banco dará baixa na negativação das pessoas com dívidas de até R$ 100 e compartilhará mais detalhes de sua adesão conforme avançar no processo”.
O Nubank pontuou ainda que informará, oportunamente, as condições e critérios para renegociações no âmbito do programa, assim como os canais de atendimento que serão disponibilizados. “A empresa reforça o alerta para que os clientes do Nubank não cliquem em links suspeitos com supostas ofertas relacionadas ao Desenrola”, acrescentou.
Além do Nubank, outros nove bancos já entraram no novo programa do governo federal, iniciado na última segunda-feira (17). São eles:
- Banco do Brasil (BBAS3);
- Bradesco (BBDC4);
- Caixa Econômica Federal (CEF);
- Banco Inter (INBR32);
- Itaú Unibanco (ITUB4);
- Mercado Pago;
- PicPay;
- Banco Pan (BPAN4);
- Santander Brasil (SANB11)
Na segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha estimado que a desnegativação de dívidas na primeira fase do Desenrola poderia chegar a R$ 200 milhões se houvesse a adesão do Nubank e o número de CPFs atingidos poderia passar de 1,5 milhão para 2,5 milhões.
Como o Desenrola impacta o setor financeiro?
O Desenrola, programa de renegociação de dívida para pessoas físicas do Governo Federal, contempla a maioria dos bancos e instituições financeiras do Brasil. Segundo analistas da XP, a casa vê o Desenrola com bons olhos.
“No Faixa 1, previsto para ser lançado em setembro, que vai englobar dívidas bancárias e não bancárias, o benefício é o fato de contar com garantia do FGO. Já para o Faixa 2, o diferencial será a possibilidade de constituição de crédito tributário no mesmo montante das renegociações”, diz a casa.
“Entendemos que, embora o curso normal dos negócios do setor financeiro já preveja a possibilidade de renegociações, o incentivo oferecido pelo governo pode permitir que essas instituições sejam mais agressivas na definição das condições mais atrativas. Ademais pelo fato de que as dívidas elegíveis ao programa já terão mais de 6 meses e, segundo a resolução 2.682 do BCB, provavelmente, já estarão 100% provisionadas”, completa.
Para os especialistas, os créditos tributários usualmente são redutores do Patrimônio de Referência, eles entram dentro da linha “Ajustes Prudenciais”.
Contudo, o governo conseguiu contornar a questão, permitindo que os créditos tributários oriundos do programa não sejam redutores do Patrimônio Líquido, liberando capital dos bancos.
“Em nossa visão, o Desenrola possa ser positivo para o setor, mas não vemos o programa sozinho como capaz de mudar a dinâmica atual decorrente de uma atividade econômica abaixo do ideal, taxa de juros básica ainda em níveis elevados e endividamento das famílias em patamar elevado”, conclui a XP.
Como funciona o Desenrola
O programa deve afetar milhões de brasileiros, estabelecendo novos critérios para renegociação de dívidas. Além disso, o Desenrola prevê limpar o nome de diversas pessoas físicas.
Você pode saber tudo sobre o Desenrola clicando aqui.
Nubank e Casas Bahia, da Via (VIIA3), se unem em parceria para experiência de compras pelo app
O Nubank anunciou nesta quarta-feira (19) a união com a varejista Casas Bahia, da Via (VIIA3), para implementação de uma nova experiência de compras dentro do aplicativo da empresa. O comunicado chega um ano após o lançamento do marketplace da Nubank.
A proposta do banco digital é proporcionar aos clientes uma jornada de compra mais eficiente, partindo desde a escolha do produto até o pagamento. Para isso, o Nubank propõe que todo o processo aconteça dentro do seu app, oferecendo uma experiência mais segura.
A atualização já está disponível para todos os usuários.
Parceira da Nubank com a Casas Bahia
Com a parceria, a Casas Bahia, controlada pela Via (VIIA3), passa a disponibilizar produtos em diversas categorias, como eletrodomésticos, smartphones, eletroportáteis, games, entre outros. Todo o catálogo pode ser conferido no Shopping do Nubank, dentro do aplicativo da plataforma financeira.
Em comunicado à imprensa, a Casas Bahia informou que os consumidores desfrutarão de benefícios exclusivos, como atendimento personalizado pela plataforma financeira e opções de parcelamento em até 24 vezes ou em 10 vezes sem juros, utilizando o NuPay.
“A parceria entre as marcas da Via e o Nubank vem somar para melhorar a experiência e ampliar o acesso a produtos de diferentes categorias para o consumidor brasileiro”, explicou o diretor de B2B da Via, João Nóbrega.
Como aproveitar a novidade pelo app da Nubank
No uso do NuPay como método de pagamento, o Nubank oferece aos clientes a possibilidade de um limite extra para realizar compras. Este valor pode variar com o perfil e análise de crédito de cada conta.
Dessa forma, o usuário pode adquirir produtos no Shopping do Nubank sem descontar do limite de crédito disponível em seu cartão Nubank.
O Shopping do Nubank é uma plataforma que reúne grandes marcas e varejistas do Brasil, contando atualmente com mais de 150 lojas parceiras. Ele está disponível para mais de 75 milhões de clientes do Nubank com descontos, cupons e cashback oferecidos.
Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo