Nesta quinta (19) o Nubank (ROXO34) comunicou que solicitou uma licença bancária no México para expandir seus negócios no país. Segundo analistas do BTG, a decisão da fintech visa atender uma ‘demanda reprimida’.
Segunda a casa, isso ocorre porque há um contingente de usuários do Nubank no México que desejava um leque de produtos mais amplo – justamente o que o banco digital visa com a nova licença da CNBV.
“O compromisso com o México é de longo prazo e os clientes estão pedindo mais, desde limites de depósito mais elevados para produtos de investimento e a possibilidade de fazer portabilidade do salário”, observa o BTG.
“A transformação da licença atual do Sofipo numa licença bancária representa ‘uma nova era para a Nu’ no México, já que uma gama mais ampla de produtos ajudará em gradualmente se tornando o principal relacionamento financeiro de seus clientes (o caso de 60% de seus Mais de 80 milhões de clientes no Brasil)”, completa.
Essa decisão de mirar mais ‘intensamente’ os clientes do México vai em linha com as declarações recentes do CEO, David Vélez.
O fundador do banco e executivo afirmou que, no setor bancário, é mais vantajoso se aprofundar em alguns mercados/países em vez de ter uma penetração superficial em dezenas.
O BTG ainda destaca que de acordo com as regulamentações bancárias tradicionais, o atual O índice de capitalização (ICAP) chegaria perto de 40%, quase 4x o valor regulatório exigência (10,5%) e 2x a média do setor (19%).
“Analisando os dados mais recentes da CNBV para o Nubank México, continuamos vendo um portfólio com crescimento estável e índices de inadimplência relativamente elevados, uma vez que o portfólio da Nu no país ainda não amadureceu”, concluem os analistas.
Nubank vai valer US$ 100 bilhões?
Ainda nesta semana, analistas do Morgan Stanley fizeram projeções de longo prazo para o Nubank, projetando um market cap de US$ 100 bilhões no ano de 2026.
Atualmente o Nubank tem market cap de US$ 36 bilhões – patamar que o deixa valendo duas vezes mais que o Itaú (ITUB4), o maior banco privado do país.
“O Nubank está no caminho para construir uma operação rentável e relevante no Brasil, atingindo mais de 80 milhões de clientes e um run rate de lucro de quase US$ 1 bilhão. No entanto, achamos que ele pode se tornar um negócio ainda maior, crescendo suas receitas por 3x nos próximos cinco anos com o cross-selling de produtos para uma base de clientes enorme e fiel”, disseram os especialistas.