Nubank, Mercado Pago e Google (GOGL34) anunciaram nesta quarta-feira (10) a fundação da Zetta, associação que focará no desenvolvimento do setor financeiro e na digitalização da economia no Brasil. Creditas e Banco Inter (BIDI4) também fazem parte da iniciativa, que conta ainda com as fintechs Movile, Hash e iugu.
A Zetta pretende atuar de forma colaborativa para buscar a inovação e uma maior inclusão no setor financeiro, focando no empreendedorismo e atuando de forma diferente das outras instituições do setor, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileiras de Bancos (ABBC).
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o diretor de Relações Institucionais da Nubank, Bruno Magrani, primeiro presidente da associação, afirmou que “a Zetta será um fórum para debates de inovação e modernização e colocará sempre os interesses dos clientes em primeiro lugar”.
Já para o diretor do Mercado Pago, François Martins, a Zetta irá aliar a inteligência de mercado ao conhecimento técnico. “A ideia da Zetta é estar onde nós possamos ajudar nas melhores tomadas de decisões com base nos conhecimentos técnicos, dados e análises dos nossos associados”, afirmou ao Estadão.
Marcelo Lacerda, diretor de Relações Instituições da Google, acredita que todas as companhias participantes da Zetta buscam proporcionar a liberdade de escolha aos clientes, o que deve ser acelerado com o open banking.
As conversas para criar a nova associação começaram em 2019 e ganharam força durante a pandemia, quando o isolamento social acelerou a expansão dos serviços financeiros digitais.
Nubank, Google e Mercado Pago fizeram estudo
O anúncio de lançamento da nova fundação do Nubank, Google e Mercado Pago veio junto com o primeiro estudo realizado por ela, sobre o papel da tecnologia na recuperação econômico.
O texto fala sobre como a Covid-19 impactou o cenário de inovação e de tecnologia no Brasil. O levantamento mostra como as empresas de tecnologia, como a abertura de contas digitais e a disponibilização de cartões de crédito, foram importantes no cenário brasileiro de quarentena e restrições.
Segundo a associação presidida pelo executivo do Nubank, o número de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% entre fevereiro e novembro do ano passado, com um crescimento do número de usuários de todas as faixas de renda e um maior acesso ao crédito e ao parcelamento.