A fintech brasileira Nubank passou na frente da plataforma de transporte urbano Uber e se tornou o quinto aplicativo mais popular a ocupar a tela inicial de smartphones dos brasileiros, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. As informações são da coluna Capital, do jornal O Globo.
De acordo com a coluna, o Nubank ultrapassou os aplicativos do Banco do Brasil (BBAS3), do Messenger, da Uber e do YouTube na presença em tela inicial de celulares no Brasil.
O levantamento que analisa os hábitos e preferências no uso de aplicativos para celular mostra que o banco digital perde somente para o WhatsApp (56%), Instagram (45%), Facebook (43%) e Caixa (13%).
Hoje, o Nubank está presente em 13% das telas iniciais nos aparelhos, indicou a pesquisa. Há um ano, a fintech aparecia apenas em 8% das telas iniciais.
Crescimento de bancos digitais além do Nubank
Além do Nubank, outras fintechs e plataformas digitais de serviços financeiros também conseguiram estender sua presença na tela inicial dos smartphones de brasileiros.
Segundo a coluna, o movimento foi impulsionado auxílio emergencial e também pelo Pix, o novo sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central (BC).
De acordo com o jornal, o aplicativos da Caixa TEM, do Banco Inter (BIDI11), Mercado Pago e PicPay saíram de suas posições anteriores no ranking e passaram a se apresentar em de 5% a 9% dos celulares.
No mesmo sentido, o C6 Bank, a iti Itaú, o Neon e o PagBank, que antes nem mesmo apareciam na lista, passaram a estar presente em de 2% a 4% dos smartphones.
Para a pesquisa que mostrou o avanço do Nubank e de outras fintechs foram ouvidas 2.003 pessoas maiores de 16 anos, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica.